Biblioteca Clodomir Silva recebe projeto da UFS

Cultura
18/07/2014 09h26


A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebe mais uma vez o projeto “Arte, Linguagem e Educação”. Desenvolvido há sete anos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o projeto foi inspirado na “Hora do Conto” da Biblioteca e ocorre todos os semestres.

Nesta quinta-feira, 17, alunos do curso do 3º período de pedagogia, estiveram na Clodomir Silva para escolher alguns livros e assistir à palestra da bibliotecária, Ivani Braz. Já no dia 27 de agosto, os alunos do curso retornarão à biblioteca para contar as histórias que leram, como prática de mediação de leitura.  

Segundo a professora Verônica dos Reis Mariano Souza, esta atividade busca despertar o interesse pela leitura nas estudantes de pedagogias, para que elas possam ser multiplicadoras. “Como se trata de um curso de pedagogia, nosso foco aqui é passar para as alunas técnicas de contação de histórias, no intuito de que, futuramente, elas possam aplicar isso em sala de aula”.

A estudante de pedagogia, Juliana Santos, aprovou a atividade. “Adorei a aula de hoje ser na biblioteca, pois isso desperta nosso gosto pela leitura e opinião crítica em relação aos livros, além de sair do cotidiano da sala de aula”, ressaltou.  Ela escolheu o livro “O Segredo da Amizade”, que lhe chamou atenção por tratar a questão da diferença.  

“Acreditamos que a contação de histórias é um dos melhores caminhos para fazer com que as crianças e os adolescentes se interessem pela leitura. O projeto Hora do Conto, que realizamos há nove anos, é muito importante por trabalhar nesse sentido”, afirma Ivani Braz.   

Entre os freqüentadores da “Hora do Conto”, está a moradora do bairro Siqueira Campos, Angélica Ribeiro. Ela visitou a biblioteca Clodomir à primeira vez por acaso. “Agora, três vezes por semana trago aqui meu neto Luiz Gustavo, de cinco anos, para que ele possa ouvir historinhas e brincar”, afirma.