Aracaju oferta serviço especializado em tratar Tuberculose

Saúde
18/07/2014 14h55

A Saúde de Aracaju mantém um serviço de referência no Combate e Controle da Tuberculose, que funciona no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos. O setor conta com equipe composta por pneumologistas, além do apoio de assistentes sociais, psicólogos e auxiliares de enfermagem.  O serviço realiza cerca de 500 atendimentos por mês entre usuários que residem em Aracaju e pessoas com encaminhamentos emitidos pelas Unidades de Saúde da Família do interior de Sergipe e estados vizinhos, cujas solicitações são feitas pelas referidas secretarias de cada município.

A coordenadora do serviço, Gilziane Araújo dos Santos, reforça que o setor mantém ações constantes para o diagnóstico e tratamento das doenças. "Atendemos os casos mais graves, como pessoas que, além de estarem com tuberculose, sofrem com outros agravos de saúde, a exemplo de HIV e diabetes", explica a coordenadora, informando ainda que o serviço funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O telefone de atendimento ao público é 3234-0929.

Sintomas

Os sintomas da Tuberculose são febre baixa por mais de três semanas, suores frios, que geralmente vem no mesmo horário, tosse com ou sem catarro, emagrecimento e falta de apetite.

Unidades de Saúde

Em Aracaju, o tratamento contra tuberculose e a busca ativa de casos da doença também são realizados em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Quando uma pessoa procura as unidades de saúde, apresentando sintomas da doença, é submetida ao exame da baciloscopia do escarro que é colhido em todas as USFs e, em alguns casos, também é solicitado raio-X do tórax.

Assim que o resultado do exame dá positivo é iniciado o tratamento. Com a parceria do Programa Nacional, Aracaju recebe do Ministério da Saúde os remédios necessários para repassar ao cidadão. O tratamento oferecido pelo SUS é 100% gratuito, simples e eficaz.

O esquema para curar tuberculose é simples: nos dois primeiros meses o paciente toma quatro drogas em um só comprido, o RHZE, conhecido como o quatro em um (contém as drogas rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol). Depois disso, passa tomar por mais dois meses o RH, outro comprido conhecido como dois em um (contém rifampicina e isoniazida).