Desfile Cívico 2014 terá recorde em número de escolas

Educação
21/07/2014 17h54

"A Cidade que Educa faz Escola que Humaniza". Este é o tema central do Desfile Cívico Estudantil de 2014 da rede municipal de ensino, promovido pela Prefeitura de Aracaju por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O desfile será realizado no dia 31 de agosto na rua Bahia, bairro Siqueira Campos.  

A professora e jornalista Marta Susana, que faz parte da Comissão Organizadora do desfile, explicou que o tema surgiu em decorrência de uma aula inaugural dinâmica de grupo. Ela observou que, nessa temática é preciso deixar claro que o município educa, mas são os professores que humanizam os alunos.

"Vamos mostrar à sociedade o que acontece no processo de educação da rede municipal. Mostrar na avenida para a população uma aula sobre a evolução no mundo, desde a Grécia Antiga aos dias atuais no Brasil, enfatizando a educação em Aracaju", enfatizou Marta Susana.

Ela salientou que a montagem do tema do desfile contou com a colaboração também do professor e historiador José Marques Vieira, que é coordenador pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jaime Araújo, e faz parte da Comissão Organizadora, que tem como presidente o professor Luiz Fernando Soutelo.

Recorde em adesão de escolas

Marta Susana destacou, ainda, que o tema será desenvolvido em subtemas com as 31 escolas, sendo 28 da rede municipal de ensino de Aracaju e três particulares.  Ela, por sinal, chama a atenção para o fato de que este ano o Desfile Cívico Estudantil alcançou um recorde: a maior adesão de unidades de ensino da rede pública da capital nos últimos dez anos.

Ainda sobre o tema central, a professora e jornalista salientou que o mesmo será abordado para o público presente ao evento da forma mais compreensível possível. "Não vamos fugir do tema e de seu objetivo maior, que é mostrar como a rede municipal de ensino trabalha a educação e quer resultados positivos no papel", afirmou.

Marta Susana concluiu, ressaltando que todas as atitudes para organizar e elaborar o tema do desfile foram tomadas ouvindo todos os membros da Comissão Organizadora, e principalmente a professora Márcia Valéria Lira Santa, secretária Municipal de Educação.  "O fruto é consequência do trabalho de cada um que faz a comissão, que é liderada pelo professor Soutelo", destacou.