Reunião aborda ações para melhor funcionamento das UPAs de Aracaju

Saúde
22/07/2014 14h16

Na manhã desta terça-feira, 22, o secretário da Saúde de Aracaju Alvimar Rodrigues de Moura se reuniu com equipe de diretores, gerentes e coordenadores para debater o andamento de ações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Norte e Zona Sul da Capital. No encontro, foram apresentados diagnósticos da situação das UPAs e apontamentos em curto prazo para a execução de melhorias nas unidades, com o objetivo de regularizar os processos de abastecimento de medicações e materiais médico-hospitalares, facilitando o fluxo de atendimento e ações necessárias para manutenção da estrutura existente.

Participaram do encontro, gerentes e coordenadores da Rede de Urgência e Emergência da Saúde de Aracaju, setores de Farmácia, Manutenção, Logística e Jurídico, administração e gerência da UPAs, além da Diretoria de Atenção a Saúde do Município.

"Já conseguimos melhorias como as escalas médicas que vem sendo reforçadas nas duas UPAs. Mesmo assim precisamos ter maior controle e celeridade nos processos de gestão e administração das mesmas. Com remédios e insumos médicos-hospitalares comprados de forma emergencial (e já entregues nas unidades) esperamos suprir a demanda. Porém, friso que a grande necessidade é manter um fluxo constante de controle dos estoques, bem como melhorar o sistema de protocolo de atendimento visando melhor atender os pacientes", disse Alvimar.

Durante a reunião, também foi citado que a Prefeitura de Aracaju tem trabalhado para agilizar os procedimentos licitatórios da Saúde, através da criação de uma Comissão Permanente de Licitação, contando com uma equipe específica para a pasta. Em relação às empresas que vencem as licitações da saúde, mas que não cumprem o prazo, também foi criada uma Comissão de Punição para os fornecedores faltosos.

Outra novidade que já esta sendo implantada na UPA Nestor Piva é uma comissão que vai atuar na atualização do modelo de gestão. Esta comissão fará um trabalho colaborativo com participação de um colegiado composto pelos administradores e servidores da unidade. A ideia é formar plano de ação para solucionar em curto prazo os problemas da unidade iniciando por medidas voltadas para o melhor acolhimento dos usuários do SUS assim que eles derem entrada na UPA.