Certificação em curso de telemarketing amplia chances de contratação

Formação para o Trabalho
23/07/2014 17h19

A obtenção de um certificado de conclusão de curso pode ser o cartão de embarque para a entrada no mercado de trabalho. Com este diferencial no currículo, os candidatos se veem, além de mais preparados, mais confiantes. É o caso dos 23 alunos procedentes do curso de Telemarketing, oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) entre os dias 9 e 23 de julho.

"Eu adoro telemarketing, é o meu sonho", conta Marineide Silva, que foi caixa de supermercado durante dez anos e, hoje, encontra-se desempregada. Porém, ela não desanima. "Já me vejo trabalhando nisso. Com a capacitação, vai ficar mais fácil", acredita. Terminado o curso, a possibilidade de o sonho de Marineide se realizar é concreta.

Desde o ano passado, a Fundat mantém uma sólida parceria com o Grupo AlmavivA, intermediando a oferta de profissionais junto à empresa. "Por dia, encaminhamos cerca de 80 pessoas para a AlmavivA", informa Alzira Leite, diretora de Empreendedorismo da Fundat. Somente em 2014, graças a esse convênio, 1201 pessoas já foram contratadas pela companhia de telemarketing.

Lado a lado

Diante da disponibilidade do curso, os irmãos Patrícia Maria da Silva e Luís Paulo Severino decidiram se dedicar juntos. "É bom para o futuro, é aprendizado. E não se trabalha só em Call Center, têm clínicas, hospitais, restaurantes. O mercado é grande. Estou confiante", explica Patrícia, que incentivou o irmão na empreitada. "Entendi o modo de se comunicar com o cliente, como atender com educação e respeito", relata Luís Paulo.

Assim como eles dois, o casal Domingos dos Santos e Shamira Ranny também se uniu na busca pela qualificação. "A gente veio para poder acrescentar um curso no currículo e por causa da oportunidade de vagas na AlmavivA", afirma Shamira, apoiada pelo empenho do marido. "Temos essa expectativa. As chances são boas", avalia Domingos.

Motivação

Segundo a instrutora Alessandra Maia, o curso - cuja realização aconteceu na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do Bairro Coroa do Meio, no Loteamento Jardim Atlântico - representou um compromisso com a empregabilidade. "Eles se sentiram motivados. Estão todos ansiosos com essa perspectiva de melhora", garante Alessandra, que trabalhou na área de telemarketing por cinco anos.