Saúde de Aracaju alerta que Hepatite não tratada pode causar câncer de fígado

Saúde
25/07/2014 10h50

De janeiro a junho deste ano foram registrados na capital sergipana 20 casos de Hepatite, sendo 16 deles do tipo "B", uma doença silenciosa e que, se não for tratada, pode causar  câncer  no fígado. Os dados são do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Saúde de Aracaju, baseados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SMS/SINAN). Entre os anos de 2007 e 2013 foram notificados 885 casos da doença no município, sendo 434 destes do tipo B.

Visando informar a população sobre as Hepatites Virais, a Saúde de Aracaju traz algumas recomendações e os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença, dentro da programação da "Campanha de Luta Contra as Hepatites Virais". As Hepatites atacam o fígado e são causadas por um vírus que tem um grande poder de infecção. Os cincos principais tipos são A, B, C, D, e E, porém, em Aracaju, apenas as três primeiras possuem casos registrados, sendo o tipo B a de maior número de infectados.

As hepatites geralmente não apresentam sintomas e quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito.  Segundo a coordenadora do Programa de DST/Aids da Saúde de Aracaju, Débora Oliveira, é muito mais fácil pegar um vírus de hepatite do que um vírus da Aids. "A hepatite é uma doença silenciosa e geralmente não apresenta sintomas. Todo mundo se preocupa com o vírus da Aids e esquece que esse vírus também é de risco, pois demora até 30 dias para morrer mesmo estando fora do organismo, já o vírus da Aids morre rapidamente", explica.

A hepatite B e C são tipos de doenças contraídas principalmente nas relações sexuais ou transmitida pelo sangue. Para estes dois tipos, além de tratamento, existem vacinas que são disponíveis em todas as Unidades de Saúde para o grupo de pessoas da faixa etária entre 0 e 49 anos, mas qualquer outra pessoa que quiser, mesmo fora dessa faixa etária, também pode ser vacinada.

A técnica do Programa de DST/Aids da Saúde de Aracaju, Suziene Santana, informa que os grupos prioritários para receber a vacina, independente da faixa etária são tatuadores, profissionais de saúde, bombeiros e profissionais de salão de beleza.  "O trabalho da Saúde de Aracaju contra as Hepatites é realizar a prevenção, o diagnóstico e dar assistência para todos os infectados. Além disso, são realizadas palestras e blitz educativas, mostrando à população a importância da prevenção. Durante a "Campanha de Luta Contra as Hepatites Virais", que acontece entre os dias 21 de julho e 24 de setembro, serão realizados testes rápidos de detecção, que terão como público alvo a população LGBT, além dos grupos de profissionais de salão de beleza e tatuadores", afirma.

Recomendações

Para as pessoas que não utilizaram camisinhas nas relações sexuais, que compartilharam agulhas ou receberam transfusão de sangue, é importante procurar um posto de saúde e realizar testes rápidos. O diagnóstico e o tratamento precoce são importantes para evitar a evolução da doença que pode gerar câncer de fígado. Quem for a salão de beleza é bom levar o kit individual, pois alguns salões não possuem todas as normas necessárias de esterilização dos aparelhos que são utilizados.

Para ter acesso à vacina basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima, munido de RG e do Cartão do SUS. Quem pretende realizar testes rápidos gratuitamente é só comparecer no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na rua Bahia, no Cemar do Siqueira Campos (Bloco B). O horário de funcionamento é 7h às 12h e de 13h às 17h, de segunda à sexta. Para mais informação ligar para o número: 3234-0932 ou entrar em contato com o Programa de DST/Aids pelo telefone: 2106-9719.

Confira a programação da "Campanha de Luta Contra as Hepatites Virais" .