Cras Risoleta Neves realiza primeira edição do 'Rede em Ação'

Assistência Social e Cidadania
05/08/2014 16h15

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves realizou, na manhã da última terça-feira, 5, a primeira edição do ‘Rede em Ação'. O evento buscou incentivar as crianças, adolescentes e idosos da unidade da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) a melhorarem a qualidade de vida através de atividades físicas e cuidados com a saúde. A ação aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). 

Durante toda a manhã, os usuários do Cras e seus familiares tiveram acesso a serviços das áreas de assistência social, saúde e esporte. A equipe da unidade da Semfas divulgou informações sobre o ‘Bolsa Família' e o Cadastro Único. Os profissionais das unidades de saúde da região assistida pelo Cras Risoleta Neves estiverem presentes para realizar testes rápidos de glicose, DST, consulta odontológica e encaminharam aqueles que apresentaram necessidade de acompanhamento especializado, enquanto os educadores esportivos promoveram, através do Programa ‘Segundo Tempo', ginástica funcional e atividades de lazer.

A coordenadora do Cras, Luciana de Souza, disse estar satisfeita com a parceria com o programa ‘Segundo Tempo' do Governo Federal e pretende realizar o evento semestralmente. "O esporte traz inúmeros benefícios para o ser humano e pode ajudar na prevenção de problemas ósseos e de circulação. Cuidar da saúde e do bem estar dos nossos usuários sempre foi uma prioridade da equipe do Cras", comentou. 

Mirabel Góis faz parte do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Cras e é portadora de diabetes. Para ela, é importante realizar frequentemente o exame que mede a taxa de glicose no corpo. "Ter este serviço (exame de glicose) disponível de forma tão facilmente acessível no Cras me dá uma segurança muito grande, uma vez que caso algum problema surja eles vão me encaminhar para uma Unidade de Saúde aqui da comunidade, onde vou ter o tratamento adequado. Isto só ajuda na qualidade de vida".  

Programa ‘Segundo Tempo'

O ‘Segundo Tempo' é um programada do Governo Federal, desenvolvido através da Secretária Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, e tem com objetivo promove,r para as crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em áreas de vulnerabilidade social, o acesso ao esporte como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Em Aracaju, a iniciativa atende 28 núcleos, incluindo os equipamentos da Semfas.

O coordenador do ‘Segundo Tempo' no Cras Risoleta Neves, Rodrigo Fabiano, preparou uma programação específica de alongamento e recreação para que os idosos da unidade também pudessem participar das atividades do programa no ‘Rede em Ação'. Ele destacou a importância do esporte para a vida em grupo. "Nós mostramos um lado do esporte onde não existe competição. Vivenciar o esporte ajuda as crianças e adolescentes a terem acesso a uma educação de qualidade e driblar as dificuldades".

Representando o Secretario da Sejesp, Carlos Eloy, Tatiana Conceição esteve presente no ‘Rede em Ação' e elogiou a iniciativa da equipe do Cras Risoleta Neves.