Alunos de arquitetura da Universidade Federal de Alagoas conhecem sistema cicloviário de Aracaju

Transporte e Trânsito
11/08/2014 16h24

Nesta segunda-feira, 11, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, recebeu alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca.  A visita foi para que o grupo conhecesse o sistema cicloviário de Aracaju e a integração entre os modais nas principais avenidas.

Pela manhã, os alunos participaram de palestra sobre os projetos das diretorias de planejamento e sistemas, e de trânsito, que incluem a bicicleta. Também fizeram visitação à Central de Monitoramento, de onde partem as demandas para os Agentes de Trânsito nas ruas e onde eles acompanham a movimentação nas vias através das câmeras instaladas em diversos pontos da capital. À tarde eles foram conhecer a dinâmica do sistema cicloviário da cidade.

O diretor de Trânsito da SMTT, capitão José Luiz Ferreira, disse que para o órgão é gratificante receber pessoas de outros estados, que reconhecem o trabalho desenvolvido em Aracaju. Ele enfatizou que umas das metas de trabalho da Superintendência é o atendimento à comunidade. “O órgão está sempre aberto aos questionamentos da comunidade e grupos de estudo que vêm trocar experiências”, enfatizou.

O professor da disciplina ‘Projeto e Urbanismo I’, Rafael Rust, disse que proporcionar aos alunos visitas a locais onde o sistema cicloviário é bem sucedido contribuirá não apenas para a formação profissional deles, mas também para a formação cidadã. Ele explicou que ao final da disciplina os alunos deverão fazer um projeto para o sistema cicloviário de Arapiraca, já que a cidade possuem 4 Km de ciclovias, localizadas em parques centrais e utilizadas apenas como fins de lazer. “Aracaju tem apontado soluções para o transporte, entendendo que a bicicleta é o transporte do futuro, não motorizado, pois promove saúde, a locomoção rápida... É um aprendizado ouvir os técnicos de uma gestão pública”, concluiu.

Ciclovias

O sistema cicloviário de Aracaju começou com as primeiras ciclovias pensadas e construídas inicialmente nas grandes avenidas, onde há canteiros ou calçadas largas. Segundo um dos arquitetos da SMTT, Flávio Novaes, uma grande dificuldade de se trabalhar com trânsito são as bicicletas, pois elas possuem características de deslocamento. “O desafio é utilizar a bicicleta com segurança pensando nela como contribuinte par a mobilidade urbana sustentável para a nossa região, mas que é vulnerável”, avaliou.

Durante a apresentação dos projetos da SMTT, o coordenador de Comunicação Social, Flávio Vasconcelos, apresentou o serviço de bicicletas compartilhadas, o Caju Bike, como principal meio de transporte para percursos curtos a serem feitos de carro e distante para servem feitos a pé. “Esse estímulo para a utilização da bicicleta passa pela implantação do Caju Bike, que a população apoia e aprova, mas é preciso ainda uma mudança cultural. Comportamentos individualistas comprometem o todo e somente uma mudança de atitude quanto a utilização das bicicletas, trará a tão sonhada melhoria da mobilidade urbana em nossa cidade”, disse.