Funcionários da Semed participam de aula inaugural do projeto Mexa-se

Educação
13/08/2014 17h05

Na manhã desta quarta-feira, 13, os funcionários da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participaram da aula inaugural do projeto `Mexa-se: Secretaria em movimento com ginástica laboral`. A atividade é uma parceria entre a Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Semed, por meio de uma iniciativa da Coordenadoria de Qualidade de Vida (Codep), do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe).

As aulas acontecerão a partir da próxima semana, na terça e quinta-feira. "Hoje foi a aula inaugural para apresentar o projeto a todos os funcionários", pontua Giovanini Rocha, coordenadora de Qualidade de Vida. "A ginástica laboral começou a ser interpretada como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais", explica a coordenadora.

Durante as aulas de ginástica laboral, que duram entre 10 a 15 minutos, os funcionários farão diversas atividades como alongamento, relaxamento e técnicas de respiração. As aulas também irão contemplar exercícios físicos com brincadeiras e interações entre colegas de setores diferentes. "Os exercícios físicos são realizados no próprio local de trabalho. Não sobrecarrega nem cansa o funcionário porque é de baixa intensidade e de curta duração", acrescenta Giovanini.

A coordenadora do projeto Mexa-se, Fernanda Loeser, destaca a importância da ginástica laboral no cotidiano dos funcionários. "Tudo isso que estamos fazendo é em prol da saúde", ressalta. "A ginástica laboral tem muitos benefícios como a reeducação postural, alivia o estresse, diminui o sedentarismo, aumenta o ânimo para o trabalho e a integração social, além de promover a saúde e uma maior consciência corporal", detalha.

Weslley Gregory, ouvidor da Semed, disse que a ginástica laboral é uma resposta ao sedentarismo e à correria do cotidiano. "A iniciativa é muito interessante, principalmente para nós que trabalhamos sempre sentados, em frente ao computador, sem prestar atenção ao nosso corpo. Além disso, percebi que o outro grande benefício é a interação com colegas de outros setores. A aula foi descontraída e muito divertida. Espero participar das demais atividades", registra.