Exposição Brinquedos e Brincadeiras Populares integra ações do Mês do Folclore

Cultura
20/08/2014 11h11

Em alusão ao Dia do Folclore, comemorado oficialmente na próxima sexta-feira, dia 22, a Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), preparou uma série de atividades especiais para este mês. Dentro da programação está a 6ª edição da exposição "Brinquedos e Brincadeiras Populares", que segue até o dia 31.

O projeto foi criado com o objetivo de levar conhecimento através de ações lúdico-educativas do passado para que, crianças que vivem no mundo tecnológico e conectados a cabo, possam conhecer outras formas de entretenimento. "Hoje, a diversão das crianças são com jogos online e redes sociais. Nesta exposição elas podem conferir brincadeiras populares como bola de gude, boneca de pano", comenta a idealizadora do projeto, Ivani Brás.

Na ocasião, Ivani explicou que o projeto é bem aceito pelos alunos e professores por mostrar o resgate cultural. "As turmas de alunos e os professores que visitam a exposição ficam encantadas com as atividades e a diversidade de brinquedos. A Biblioteca Clodomir tem esse olhar diferenciado e proporciona iniciativas para manter viva na memória esse divertimento", finalizou a Ivani Brás.

Durante este mês, a unidade está de portas abertas para receber colégios interessados em visitar a exposição. Quem fala da experiência é o aluno Marlison Santos, do 5º ano, da escola da Escola Municipal Carvalho Neto, que aprovou a atividade e se surpreendeu com as novidades. "Estou adorando essa manhã. Hoje percebi que posso brincar e me divertir com vários objetos que eu não tinha o contato como pião e peteca", diz.

Segundo a diretora da unidade, Fátima Góis, a ação lúdico-educativa resgata as atividades infantis tradicionais, bastante praticadas pela garotada. "As brincadeiras, que trazem o passado à nossa atualidade, é o nosso desafio. Mostrar às crianças que elas podem interagir através de pula-corda, pião, peteca, entre outras", explica.

Para a professora Maria José Rabelo, num mundo em que a tecnologia prevalece e se renova a cada dia, provocar o contato de alunos com brincadeiras e jogos infantis populares, é de suma importância. "Aqui é um momento único, além do contato com os livros essa interação com as brincadeiras como pula-corda, telefone sem fio, amarelinha é enriquecedor para a vida de cada um deles", justifica a professora.

Biblioteca Clodomir Silva

As escolas que desejarem visitar a exposição podem entrar em contato, com a Biblioteca Clodomir Silva que fica localizada na rua Santa Catarina, nº 314 - bairro Siqueira Campos. A unidade fica aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h. Mais informações através do telefone (79) 3179-3743.