USF Edézio Vieira e NASF realizam ações educativas nas escolas

Saúde
20/08/2014 15h54

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da 4ª Região, juntamente com a Equipe do Programa de Saúde Bucal da Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, localizada no bairro Siqueira Campos, realizaram ações educativas nas Escolas Municipais. O objetivo é abordar a importância da higiene corporal, bucal e da preservação do ambiente.

As ações foram promovidas pela odontóloga Lilian Trindade, a farmacêutica Kelly Barreto, a fisioterapeuta Renata Góis, a fonoaudióloga Ângela Marques e a psicóloga Renata Costa, que orientaram sobre a importância da correta escovação, dos cuidados com o corpo, sobre a prevenção de doenças de pele, além dos cuidados com o ambiente.

De acordo com a farmacêutica Kelly Barreto, as atividades ocorreram de forma interativa e contaram com a presença de alunos e funcionários do Centro Educacional Ágape, nos dias 30 de julho e 18 de agosto, da EMEI Quintina Diniz, no dia 06 de agosto e da EMEI José Garcez Vieira, no dia 11 de agosto. "Participaram das atividades 350 alunos do ensino fundamental que estão na faixa etária de 3 a 5 anos de idade. Foram 140 alunos da escola José Garcez, 130 do Centro Educacional Ágape e mais  80 alunos da EMEI Quintina Diniz", explica.

Segundo o coordenador do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, a educação é sempre a melhor ferramenta para prevenir doenças. "As crianças possuem ritmo próprio e tem gosto alimentar muito danoso, se não forem bem orientadas. Digerir doces e não se preocupar conseguintemente com a escovação certamente vai gerar, no futuro próximo, problemas de ordem odontológica. Essa ação, que também acontece em outras Unidades da Rede Municipal, vem alertar para detalhes que passam desapercebidos pelas próprias crianças", enfatizou Neto.

A Equipe do NASF planeja dar continuidade a essas ações, em parceria com a Equipe de Saúde Bucal, com intuito de melhorar a qualidade de vida da população. A próxima atividade será realizada na próxima segunda-feira, 25, no Centro Educacional Ágape, a partir das 15h.