Comissão de moradores do Bugio solicita readequação do projeto do CIE

Juventude e Esporte
20/08/2014 17h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), conseguiu a aprovação para a construção do primeiro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Modelo III, junto ao Ministério dos Esportes, mas, para isto, seria necessário acabar com o campo de futebol de areia da Praça Osvaldo Mendonça, no conjunto Bugio, o que gerou resistência dos praticantes de futebol na localidade.

Na manhã desta quarta-feira, 20, uma comissão formada pelos moradores e peladeiros da comunidade esteve reunida com o secretário Carlos Eloy, com o diretor de planejamento, Felipe Marins, e o coordenador de Inclusão, Luiz Carlos Bossa Nova, para solicitar uma readequação do projeto com a permanência do espaço ou que o campo fosse deslocado para outro local, mas mantendo as mesmas dimensões.

"Os moradores querem o projeto na comunidade porque sabem dos benefícios para a formação dos futuros atletas, mas não queremos perder o campo de futebol que é o nosso espaço de lazer. Pedimos que fosse readequada a posição do ginásio para manter o nosso campo", salientou presidente da Associação dos moradores, Sandro Correia.

Para o secretário, este debate com a comunidade é primordial para que eles também se envolvam com a construção deste benefício. "Fazemos uma gestão democrática e pretendemos levar o que há de melhor para os moradores. Está obra é primordial porque poderá transformar Aracaju em um celeiro na revelação de atletas olímpicos e paraolímpicos", destacou Carlos Eloy. "Além de todo esse custo para a construção, serão investidos mais um milhão de reais na compra de equipamento", concluiu.

CIE

Para erguer o CIE será gasto aproximadamente R$ 4 milhões e o complexo abrangerá uma área de 3.750 m². O local será equipado com arquibancada com capacidade para 195 pessoas, pista de atletismo, setor de administração, sala de professor/técnico, chuveiros, vestiário, enfermaria, copa, depósito e sanitário público. O projeto terá três fases e neste momento está sendo concluída a primeira etapa de sondagem e fundação.

O CIE atenderá as seguintes modalidades olímpicas: esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, judô e atletismo. Além das modalidades paraolímpicas: golball, esgrima cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa e vôlei sentado.