Emurb desobstrui drenagem de novas áreas da capital

Obras e Urbanização
26/08/2014 14h55

Lixo jogado de forma inadequada em vias públicas, material de construção colocado nas calçadas ou às margens de ruas e avenidas, aumento da produção de sedimentos devido à desproteção das superfícies e a produção de resíduos sólidos, ou mesmo o fenômeno de maré alta que pode coincidir com os períodos chuvosos são fatores que obstruem a rede de drenagem e podem provocar pontos de alagamentos.

Mesmo com o trabalho diários de órgãos da Prefeitura de Aracaju, como a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que executa diariamente a limpeza dos espaços públicos da capital, e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela manutenção e desobstrução da macro e micro drenagens, existe uma quantidade muito grande de dejetos que obstruem e causam danos à galerias pluviais. São recolhidas cerca de duas mil toneladas de entulho em cerca de 300 locais identificados como pontos de descarte inadequado de dejetos e lixo urbanos.

De acordo com a presidente da Emurb, Socorro Cacho, há um trabalho preventivo desenvolvido pela empresa municipal que beneficia aproximadamente 300 ruas por mês e diariamente 15 equipes são distribuídas por vários bairros. "É nítida a prestação de serviço que nossos profissionais levam à população aracajuana, através das ações de manutenção da rede de drenagem. Preventivamente, atendemos às demandas e tentamos nos antecipar aos períodos chuvosos", afirma Socorro Cacho, que também explica a necessidade da colaboração da população ao evitar jogar lixo em áreas públicas.

Trabalho

Na manhã desta terça-feira, 26, quase 10 bairros foram beneficiados com um conjunto de medidas preventivas desenvolvidas pelos profissionais da empresa municipal.  Várias ruas do Centro, Farolândia, Inácio Barbosa, Jetimana, Lamarão, Ponto Novo, Santa Maria e Soledade. A expectativa é que novas áreas sejam contempladas durante a semana.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).