Campanha de Saúde Vocal beneficia profissionais que fazem uso da voz

Saúde
29/08/2014 15h05

A "Campanha de Saúde Vocal e Auditiva", realizada pela Saúde de Aracaju, mobilizou cerca de 98 pessoas entre profissionais da saúde do Município e trabalhadores que fazem uso profissional da voz como professores, jornalistas e locutores. A iniciativa contou com a colaboração de 30 estagiários do curso de Fonoaudiologia da UFS, que atuaram supervisionados pelos professores, aplicando questionários e fazendo triagem.

A fonoaudióloga Gregorina Rocha, professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição parceira do evento, informou que foram três dias de atividades com oferta de exames de triagem para detecção de distúrbios vocais e auditivos, orientação com fonoaudiólogos e dicas importantes sobre prevenir e tratar cedo de distúrbios na voz e na audição.

A Diretoria de Vigilância em Saúde, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário, da Vigilância Municipal em Saúde do Trabalhador (Visat) e o Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cast), em parceria com o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), estiveram envolvidos na organização e realização da campanha.

Os profissionais da saúde e os que necessitam da voz para exercitar a profissão puderam esclarecer suas dúvidas sobre queixas comuns de pessoas que sofrem de problemas vocais ou auditivos. "Sensação de impotência na voz, dor de garganta frequente, aspereza e rouquidão ao falar ou mesmo sensação de ouvido tapado e dores de ouvido podem ser sinais de que está no momento de procurar ajuda de um especialista (otorrinolaringologista), que poderá indicar um tratamento", explicou Gregorina Rocha.   

Aqueles que foram diagnosticados com distúrbios foram encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas (Cemar), na rua Sergipe, bairro Siqueira Campos. O Cemar atende usuário do SUS com oferta de exames fonoaudiólogicos, consultas e tratamentos.

Gregorina Rocha reforçou que é essencial que os profissionais fiquem atentos para manter mais hábitos saudáveis e preventivos. "Para preservar a saúde vocal devemos manter a garganta hidratada, tomando bastante líquido e quando usar a voz minimizar o esforço, evitando falar alto e gritar. Já com relação à audição, é importante que as pessoas evitem ambientes barulhentos e usem protetores auditivos enquanto estão trabalhando em lugares com ruído. No ambiente de lazer, orientamos evitar estar próximo de caixa de som muito alta e diminuir o uso do fone que para ouvir musica deve estar programado num volume de intensidade moderada", explicou.