Diretor da Guarda Municipal fala sobre segurança para estudantes do Colégio Atheneu

Guarda Municipal
29/08/2014 17h28

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), coronel Enilson Aragão, participou, na quinta-feira, 28, de um bate-papo sobre segurança pública com 120 estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Atheneu Sergipense. Na ocasião, o diretor expôs argumentos sobre o tema "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo", trabalhado em uma das redações do Enem, com objetivo de auxiliar os alunos no desenvolvimento do dissertativo acerca da temática.

A interação com os estudantes faz parte do projeto da disciplina de Língua Portuguesa intitulado ‘Hoje tem visita', desenvolvido pela professora Alessandra Aragão. "Esse projeto recebe esse nome para marcar o caráter informal da ação, porque a proposta é receber convidados para um bate-papo organizado pelos próprios estudantes. O objetivo é trabalhar com temas de redação do Enem, em que o convidado traz para os alunos sempre uma tese, argumentos, propostas de intervenção e solução dos problemas", explicou a professora.

O coronel Enilson contou que a proposta do encontro foi apresentar aos estudantes os desafios que a segurança pública apresenta para o século XXI, focando na necessidade premente da construção de políticas públicas integradas, especialmente com foco na prevenção.

"O que se viu na política do Governo Federal foi a previsão de investimento em torno de 7 bilhões na Segurança Pública durante os anos de 2007 e 2012. Na realidade, durante este período se gastou apenas 1 bilhão e 200 mil reais, ou seja,  um valor bem menor do que o previsto, porque não existiram projetos consistentes que contemplassem tamanho investimento. Deste modo, mostrei aos estudantes que não adianta fazer somente uma política de investimento em tecnologia, resolutiva de crimes e de investigação, sem focar no essencial que são os recursos humanos", defendeu o coronel.

"Na verdade o que nós entendemos é que a consolidação da política pública para a redução da violência e da criminalidade tem que envolver os diversos segmentos da sociedade, identificando os problemas e apresentando soluções conjuntas", afirmou o diretor da GMA.

Segundo a professora Alessandra, a exposição do coronel contribuiu para munir os estudantes de argumentos para construção dos textos, que complementam as atividades do projeto. "Os alunos fizeram muitas anotações durante a conversa com o coronel. Inclusive eles se surpreenderam com o domínio do discurso do convidado", observou.

O coronel Enilson foi o quinto convidado do projeto, que será desenvolvido até a realização do próximo Enem. Outros convidados trataram de temas como liberdade de imprensa, trabalho infantil, ajuda humanitária e o poder de transformação da leitura.