João Alves Filho elogia Desfile Cívico Municipal

Educação
31/08/2014 15h40

Abrindo as comemorações da Semana da Pátria, a Prefeitura Municipal de Aracaju realizou na manhã de hoje, 31, o Desfile Cívico Municipal. O prefeito João Alves Filho prestigiou o evento que é realizado tradicionalmente na Rua Bahia, bairro Siqueira Campos. Esse ano, 40 pelotões se apresentaram com o tema "A Cidade que Educa faz a Escola que Humaniza" mostrando a evolução da educação escolar desde o seu surgimento, na Grécia, até os dias atuais com todas as ferramentas tecnológicas utilizadas para aprimorar o ensino.

Satisfeito com o tema escolhido pela Secretaria Municipal da Educação, o prefeito João Alves elogiou toda a exposição dos alunos e a forma como foi desenvolvido o Desfile Cívico, já que a qualidade do ensino desenvolve o conhecimento do estudante e contribui para a formação de novos cidadãos.

"O desfile está belíssimo com a participação da Força Militar e dos Escoteiros e de nossos estudantes. Tivemos um desfile maravilhoso mostrando a importância dos filósofos gregos e relatando os tempos modernos da educação. Fico extremamente emocionado pela o desempenho das escolas. Algo que me entusiasmou muito foi a participação dos professores que, espontaneamente desfilaram. Não podemos pensar em melhorar a qualidade da educação sem contar com os professores que são peças fundamentais", elogiou o prefeito revelando que muitos estados brasileiros têm se admirado com os avanços que Aracaju está promovendo na Educação.

"Muitos especialistas estão vindo à nossa capital para analisar os nossos casos de sucesso. Isso é muito bom, já que estamos vivendo na era do conhecimento. O que importa atualmente não é um país com apenas grandes reservas de recursos naturais, e sim, o nível de conhecimento dos jovens, isso é essencial. Temos o caso da Coreia, por exemplo, que era um país atrasadíssimo e que investiu maciçamente em qualidade de ensino. É com isso que nos preocupamos e já temos um avanço extraordinário", destacou.

O tema "A Cidade que Educa faz a Escola que Humaniza" surgiu como sugestão dos professores da Rede Municipal de Ensino que, em março desde ano, tiveram uma aula inaugural e perceberam que essa era também a diretriz desenvolvida pela Gestão Municipal. De acordo com a secretária da Educação, Márcia Valéria, o ensino municipal transforma a alfabetização e a aprendizagem cidadã em humanização.

"Estamos trazendo para Rua Bahia uma grande aula cívica que vem desde o berço da civilização grega até os dias de hoje, onde a educação contemporânea agrega alguns novos elementos de tecnologia e inovação e que já utilizamos como ferramenta para melhorar ainda mais a nossa qualidade educacional. Estamos muito felizes com a realização desse desfile", enfatizou a secretária.

Durante o Desfile Cívico, o prefeito João Alves recebeu uma placa comemorativa entregue pela atleta Ana Carolina de Almeida Santos, campeã de vôlei de praia nos Jogos da Juventude e financiada pelo Bolsa Atleta, em agradecimento pelos incentivos do gestor municipal. Enquanto governador, João Alves também incentivou a atleta Sandra Maria de Almeida, que é mãe de Ana. "Ela é um grande orgulho para nós", disse o prefeito.