Crônica é o tema da 3ª edição do Portal Literário

Cultura
03/09/2014 16h15

A Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta manhã, 3, a terceira edição do Portal Literário, ministrado pela professora Maruze Reis.

O tema do encontro foi o gênero textual crônica, abordado a partir de textos de autores como Clarisse Lispector, Luiz Rufatto e Rogério Pereira. Realizado sempre na primeira quarta-feira de todo mês, os encontros são marcados pela participação das pessoas que acompanham as leituras para debater e expor suas opiniões sobre o tema discutido a cada encontro.

O estudante de ciências econômicas, Raí Gomes, participa pela segunda vez do Portal Literário. Ele afirma que gosta de escrever histórias e narrativas, sobre assuntos relacionados ao seu cotidiano. "É bom ter contato com pessoas experientes, que já escrevem e lêem bastante, para discutir assuntos literários interessantes. Uma grande oportunidade para conhecer pontos de vistas diferentes", diz.   

Participando pela primeira vez do Portal, a aposentada Suzana Calado participou por quatro anos do "Roda de Leitura" na Biblioteca Pública Epifánio Dórea. "Como trabalhei numa biblioteca, sempre achei bom praticar a leitura e conhecer novos autores. Discutir sobre as obras literárias é muito bom. Gosto muito de ler contos, pela facilidade da leitura. Sempre fico na expectativa de que escritores, como Antonio Carlos Viana, lançarem um novo livro, pois aprecio demais as obras dele", comenta. 

 Coordenado pela professora Maruze, o Portal Literário tem o objetivo de levar conhecimento literário para os participantes da roda, com atividades que são desenvolvidas. Com a leitura das crônicas e debate sobre as formas da linguagem contidas nas emoções, percepções e relatos da vida real que se transforma em crônicas. "Conheci os cronistas que estou expondo hoje através de um jornal que sou assinante. A partir daí, comecei a pesquisar e tive acesso a todos os textos escritos por eles. Minha ideia foi trazer conhecimento sobre esses escritores contemporâneos" conclui.