Presidente da Fundat participa de palestra sobre exploração sexual

Formação para o Trabalho
08/09/2014 17h20

Na tarde da última sexta-feira (5), a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, participou de uma palestra sobre violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e teve a presença dos Ministérios do Turismo (MTur), da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que compartilharam suas ações de enfrentamento desta problemática.

Em sua explanação, Gláucia explicou o trabalho que a Fundat executa em parceria com o projeto ViraVida, uma iniciativa do Sesi. O programa consiste na capacitação profissional das vítimas de violência sexual, através dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Copa Social). "São diversas barreiras e desafios. Nós, enquanto entidades, vamos somar para vencermos as dificuldades e mudarmos o futuro desses meninos e meninas", destacou Gláucia.

Durante a palestra, o coordenador de Proteção da Criança e do Adolescente do MTur, Adelino Neto, apresentou ao público o Manual do Multiplicador, uma cartilha que aborda as questões relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Além dele, os representantes do Projeto ViraVida explicaram os principais aspectos do programa vinculados à promoção de direitos básicos de adolescentes e jovens vítimas de violência sexual.  

Pronatec/Copa Social

Os cursos ofertados pelo Pronatec/Copa Social visam capacitar jovens em situação de vulnerabilidade e contribuir para a sua inclusão no mercado de trabalho. Em Aracaju, a partir da articulação da Fundat, o curso de Operador de Computador segue com duas turmas em andamento no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Podem se inscrever nas turmas os jovens egressos do projeto ViraVida, com idade entre 16 e 18 anos, e seus familiares.