Moradores aprovam realização do Cata Bagulho no Bugio

Serviços Urbanos
15/09/2014 11h48

Nas primeiras horas do último sábado, 13, o programa Cata Bagulho iniciou suas atividades no bairro Bugio, somando-se, assim, com as ações do programa Pró-Mulher também desenvolvida neste dia pela Prefeitura Municipal de Aracaju. O projeto da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) percorreu toda a região recolhendo materiais que não são levados pela coleta domiciliar e que acabam ocupando espaço em garagens e quintais da população.

Ao todo, 6,10 toneladas de resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos, colchões e eletrodomésticos antigos foram recolhidas na localidade. Além disso, foram coletados 510 quilos de material reciclável, destinado à Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), e 7,53 toneladas de entulho descartado irregularmente nas ruas.

Para o aposentado Gilson Oliveira, a ação possibilitou eliminar objetos velhos que já vinham acarretando desordem em casa. “Ouvi o anúncio do carro de som e não pensei duas vezes em jogar fora um armário e outros objetos que vinham trazendo transtornos em casa. Gostei muito desse serviço”, declarou.

A dona de casa Marinalva Rollemberg também aprovou a realização do programa em seu bairro. “A prefeitura está de parabéns em realizar este serviço aqui no Bugio, eu mesma aproveitei para eliminar alguns objetos que já estavam trazendo problemas”, disse.

A operacionalização do programa funciona com três veículos de coleta. Um caminhão que armazena o material reciclável, encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores); um coletor para o resíduo que será destinado ao aterro sanitário; e um tipo caçamba para o entulho descartado irregularmente nas calçadas, ruas e avenidas.