GMA garante segurança nos Mercados Municipais de Aracaju

Guarda Municipal
18/09/2014 14h00

A segurança da capital sergipana está mais reforçada a cada dia. A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), em busca de estratégias mais eficazes, iniciou a Ronda Mercados (Rondam). A fim de potencializar a ação da segurança pública da capital, a Rondam, implantada no início deste ano, mantém a proteção dos mercados municipais, além de fornecer tranquilidade à população.

O Mercado Municipal Thales Ferraz agora está mais tranquilo, segundo o diagnóstico do coordenador de Mercados da Guarda Municipal, Acrenaldo Cardoso.  "A guarda já existe no mercado há muito tempo. Aqui sempre foi um ponto crítico de violência e tráfico de drogas. Intensificamos a ação e mudamos o sistema de trabalho. Só aqui no mercado são quatro equipes de 12 homens que circulam dentro e fora dos mercados 24 horas por dia", conta.

Instituída pelo prefeito João Alves Filho e pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a nova estratégia faz parte da terceira etapa de ações da Direção da Guarda Municipal. Além dos Mercados, a ação é estendida a pontos turísticos e localidades onde a segurança precisa ser reforçada em prol do cidadão. Segundo o coordenador, esse mês foram apreendidas 400 pedras de crack e em média, 30 ocorrências grandes são levadas à delegacia por mês.

Quem já viu a ação da GMA, conta que se sente mais seguro. Seu José Guilherme, de 61 anos, vende diversos tipos de farinhas há 40 anos no Mercado e descreve com olhos tranquilos como é trabalhar com mais segurança. "Eu já fui assaltado aqui durante a noite, a Ronda da Guarda Municipal está aqui o tempo todo. Eu senti que diminuiu o número de assaltos. Estamos mais seguros, com certeza", destaca o comerciante.

No mesmo instante, comprando a farinha do seu José, Dona Maria Santos, 64, contou sorridente que é importante a ação da Rondam. "Comprar e se sentir segura é muito bom. É segurança para quem chega e segurança também para quem sai. Tem que ter garantia de calma para todo mundo aqui", ressalta.

"Agora os feirantes têm liberdade de denunciar. Eles se sentem mais confortáveis para isso. Desde maio de 2013, quando a gestão foi assumida, não houve arrombamentos às lojas daqui do mercado. Tem mais de um ano e meio que não é registrado um arrombamento sequer. Antes eram três ou quatro por semana. Agradeço ao apoio da gestão que nos da oportunidade para trabalhar e trazer segurança para a população", finaliza o coordenador, Acrenaldo.