Caminhada da Superação abre VII Semana da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
18/09/2014 15h06

Passava das nove horas da manhã desta quinta-feira, 18, quando cerca de 200 pessoas até então concentradas às sombras das árvores da Praça da Bandeira seguiram pela avenida Barão de Maruim, dando os primeiros passos da "Caminhada da Superação". Assim teve início a VIII Semana da Acessibilidade, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), a Semana conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Ministério Público Federal do Trabalho e Ministério Público Estadual/SE e Superintendência Regional do Trabalho/SE.

Vestidos com camisas padronizadas da Semana da Acessibilidade, inúmeras pessoas com as mais diversas deficiências e tantas outras sensibilizadas pela causa se uniram numa caminhada marcada pela garra de quem vai à luta indo às ruas, fazendo-se cada vez mais visíveis perante a sociedade, literalmente superando-se. Onde comumente transitam automóveis, hoje, enquanto numa faixa enfileiravam-se carros, ônibus e motos, na outra faixa o grupo da "Caminhada da Superação" avançava fazendo motoristas, pilotos e passageiros refletirem sobre as questões da acessibilidade e verdadeira inclusão.

À frente do minitrio que puxava à caminhada, uma viatura da Guarda Municipal esteve presente a todo instante. Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) garantiram a segurança e a tranquilidade nas vias. Ao longo do percurso, frases como "Todo mundo sem barreiras" e "Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância", esta de autoria de Simone de Beauvoir, puderam ser, respectivamente, ouvidas em coro e lidas em faixa.

O destino final era a Praça Fausto Cardoso. A caminhada chamava a atenção por onde passava. Dessa forma, cumpriu-se com objetivo. Para Everton de Jesus Viera, presidente do CMDPcD, a primeira ação da Semana da Acessibilidade foi um momento ímpar. "Essa caminhada é muito importante. É preciso que os direitos e as leis sejam cumpridos" disse o presidente que tem uma longa história na defesa pelos direitos das pessoas com deficiência.

Alionan dos Santos participou de todas as edições anteriores e nesta não foi diferente. Na cadeira de rodas, ela marcou presença por acreditar na necessidade de reivindicar tanto os direitos quanto dos demais. "A gente tem vida. Para mim é muito importante conscientizar as pessoas e buscar melhorias em todos os sentidos", disse Alionan.

Também esteve presente na caminhada a diretora de Assistência Social da Semfas, Ângela Acássia. Para ela, a presença da Prefeitura na caminhada e em toda Semana da Acessibilidade é imprescindível. "Antes de tudo, é preciso alertar a sociedade a respeitar as pessoas com deficiência", assegurou a diretora. "Em segundo lugar, prestigiá-los e uma forma de mostrar que a Prefeitura se preocupa com os anseios e necessidades dessas pessoas", finalizou.

A caminhada chegou ao fim na Praça Fausto Cardoso, mas não é o fim. Na noite de amanhã, 19, às 19h, haverá solenidade de entrega do Prêmio Pipiri, no auditório da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, no bairro Siqueira Campos. Na ocasião, serão entregues 21 troféus, uma forma de agraciar pessoas com atuação e competência na luta pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência.