Aracaju reduz analfabetismo escolar pela metade

Educação
22/09/2014 15h22

Aracaju conseguiu alavancar um grande saldo de qualidade no Ensino Fundamental oferecido por sua rede municipal, caminhando para superar a situação de capital com pior Ideb do Brasil.

A cidade que, segundo diagnóstico realizado pelo IAB tinha metade dos alunos matriculados do 2º ao 5º ano analfabetos no início de 2013, conseguiu reduzir esse percentual para a metade e alfabetizar 70% dos alunos no 1º ano. E mais: superando enormes defasagens, conseguiu que a grande maioria das crianças fosse aprovada tendo, de fato, os conhecimentos básicos esperados para aquela série. Um salto de qualidade admirável, embora ainda haja muito a ser feito.

Uma das principais vantagens do programa, segundo os educadores, é que agora é possível identificar os problemas e medir resultados para ver o que funciona e o que não funciona - levando os professores a uma reflexão coletiva sobre isso. Assim, a rede de Aracaju passou a funcionar de forma articulada, com menos disparidade de calendários escolares e com todas as escolas ensinando os mesmos conteúdos na mesma ordem.

Coordenadores, diretores, professores e gestores da secretaria de educação estão conscientes de que a situação está longe do ideal, mas se entusiasmam ao ver que estão no caminho certo para chegar a uma educação pública de excelência. E eles se animam ao constatar que a experiência de um ano e meio de uso dos programas de ensino estruturado do IAB já está tornando o trabalho mais fácil e mais frutífero este ano. A grande maioria acredita que, quando as crianças que começaram com os programas do IAB na pré-escola ou no 1º ano chegarem ao 4º e 5º ano, os alunos terão níveis de desempenho comparáveis aos das escolas privadas.

Neste especial, coletamos depoimentos de professores, coordenadores e diretores de escola que falam dos avanços e de como estão enfrentando as dificuldades.