GMA ajudará na segurança durante o pleito eleitoral

Guarda Municipal
26/09/2014 16h22

Pela primeira vez, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participará efetivamente do processo de segurança durante o pleito eleitoral de 2014. A GMA ficará responsável pelo monitoramento e guarda das urnas em 48 locais de votação na capital. Isso mostra a preocupação da prefeitura com o bom andamento dos votantes nas eleições do próximo dia 05 de outubro. 

"A Guarda, ineditamente, irá trabalhar nessa edição das Eleições 2014. É algo inovador, mas extremamente de reconhecimento através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do poder judiciário e toda sua equipe que confiou no trabalho da GMA, oficiando ao prefeito João Alves e a secretária Georlize a participação dos guardiões nas Eleições 2014", comenta o diretor-geral da Guarda Municipal, coronel Enílson Aragão.

Para o coronel, a ação a guarda tem todo um plano de ação para a atuação nas eleições. "A direção da GMA elaborou um plano de ação para viabilizar a atuação da Guarda nas eleições. Nós vamos atuar no sábado, véspera da eleição do dia 5, fazendo a segurança e a vigilância de 48 locais de votação. Inicialmente ficou definido que somente seriam escolas do município, mas o TER, reconhecendo que essa ação ficaria restrita, ampliou para que pudéssemos ocupar também escolas particulares e unidades de ensino do Estado", explica.

Contingente

Mesmo com o efetivo da GMA focado nas eleições, o trabalho de cotidiano dos guardiões continuará. "A Guarda irá disponibilizar um contingente em torno de 120 guardiões. Inicialmente, dois guardas por cada unidade de ensino, e também irá atuar na dinâmica da fiscalização preventiva. Três viaturas de forma itinerante estarão durante o período da tarde e da noite acompanhando e orientando os guardas municipais que estarão nessas unidades de ensino", explica Enílson.  

Sobre o trabalho do efetivo dos guardas municipais o coronel se mostrou bem detalhista. "O contingente será deslocado a partir das 13h do sábado e com previsão de saída a partir da chegada da PM que está prevista para as 6h. Faremos essas guarda, pois no sábado as urnas de cada escola ficarão sob custódia da GM", diz.

Parceria

Todas essas ações de trabalho da Guarda Municipal nas eleições foram mediante a parceira com o TRE através do reconhecimento do trabalho dos guardiões. "A conversa entre a GMA e o TRE está sendo profissional e amistosa, e o que nós observamos é que o TRE reconhece o trabalho impactante que a guarda realiza hoje na cidade de Aracaju. Dentro dessa perspectiva que o trabalho consistente de confiança junto à sociedade aracajuana é que fez com que o TRE mantivesse essa parceria com a GMA para inovar e complementar essa nova atuação no pleito eleitoral 2014", conta Enílson.

O coronel ainda ressalta que "esse trabalho junto com o TRE, além de potencializar o efetivo para garantir a vigilância da custódia da urna, nos dará a oportunidade de implementarmos também um patrulhamento preventivo e itinerante que vai garantir uma sensação de segurança para a comunidade aracajuana", fala.

 

Definição

Para a guarda municipal a escolha das 48 escolas que serão monitoradas não foi feita de forma aleatória. "Esses locais foram definidos pelos juízes das zonas eleitorais e seus assessores de acordo com a demanda e a distribuição. Então as assessorias e as equipes dos juízes das quatro zonas eleitorais de Aracaju identificaram os colégios que teriam mais dificuldade de fazer essa distribuição no domingo, então eles realocaram esses colégios para a GMA fazer a presença física já a partir do sábado para viabilizar a distribuição das urnas e daquelas outras unidades que ficariam para o domingo", conclui o coronel Enílson.