Apresentações artísticas marcam encerramento da Semana da Acessibilidade

Educação
26/09/2014 17h46

Com o intuito de discutir a questão da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e nas unidades de ensino, bem como promover a acessibilidade, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou o encerramento da Semana da Acessibilidade. Na ocasião, também foi comemorado o Dia Nacional do Surdo.

No evento, que aconteceu no auditório Antônio Vieira, anexo à Escola Presidente Vargas, os alunos da rede municipal participaram de várias atividades artísticas, a exemplo do Coral Mãos Falantes e grupos de dança.

A mesa foi composta pelo professor Denisson Sant´Ana, diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), que representou a secretária Municipal de Educação, Marcia Valéria Lira Santana, Jailma Rezende da Costa Santos, coordenadora de Educação Especial (Coesp) e Pablo Ramon, presidente do Centro de Surdos de Aracaju.

O objetivo deste tipo de iniciativa é mostrar aos alunos da rede municipal de ensino suas histórias de vida e quebrar as barreiras. "Elas fazem o relato de suas vidas, com o intuito de levar aos alunos o conceito de amor e respeito", enfatiza Jailma Rezende.

Para Pablo Ramon, a sociedade precisa conhecer e respeitar as pessoas com deficiência. "Somos iguais. No passado havia muita exclusão, e hoje em dia há uma evolução da aceitação da sociedade", observou.

Durante a comemoração foi entregue o certificado de honra às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da educação especial da rede municipal de ensino de Aracaju, a exemplo de Ednalva Santos Silva, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira.