Criação do Help Desk contribui para a melhoria dos serviços oferecidos pela Semed

Educação
29/09/2014 15h45

Todo o suporte técnico realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) agora passa pelo Help Desk. O serviço, que tem como objetivo facilitar a comunicação entre os profissionais da informática e os setores administrativos e pedagógicos, está em pleno funcionamento. "Tudo começa e termina dentro do Help Desk. Um chamado que hoje é aberto para atender um problema técnico é resolvido com o menor tempo possível. E o melhor é que teremos todo o controle dentro de um sistema", ressalta Antônio Porto, responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/SEMED).

Ao entrar em contato com os profissionais que monitoram o Help Desk, o funcionário recebe todo o apoio necessário para a solução do problema. "Isso vai depender da complexidade de cada situação. É possível que diante da ocorrência seja necessário encaminhar um técnico para o local", explica Porto. Uma das características principais do software produzido pelo Departamento de Tecnologia da Informação é a comunicação interna. "O técnico recebe a informação na tela do seu computador através de sinal sonoro, como também por mensagem de texto", pontuou.

De acordo com Antônio Porto, a economia gerada com a criação do Help Desk é, por si só, um enorme ponto positivo. "Todo o sistema é operacionalizado via computador, ou seja, o registro das ligações e contatos via endereço eletrônico é inserido no sistema, sem a necessidade de imprimir e arquivar fisicamente. Temos uma economia de espaço e de papel, o que se reverte em uma redução do custo financeiro para atender as demandas da Secretaria", observou.

O controle e a redução dos problemas técnicos também são consequências do uso do Help Desk. "Teremos um acesso maior e mais fácil a todas as informações deste nível. Com isso iremos aprimorar e dinamizar a rede de tecnologia utilizada pela Secretaria", acrescentou Porto. Além do suporte aos setores administrativos, o Help Desk também dará suporte aos professores. "É uma integração total de toda a rede municipal de ensino. Os professores também poderão entrar em contato para solucionar problemas relacionados ao uso dos tablets", informou o diretor da DTI.

O atendimento do Held Desk é realizado por endereço eletrônico (e-mail), celular e fixo, e os usuários terão todo o suporte técnico imediato, independente da sua localização. Por meio do software, todos os serviços serão registrados e servirão como ferramenta estratégica para identificar falhas e problemas que ocorrem com frequência. "Isso nos dará apoio para a adoção de medidas preventivas", colocou Antonio Porto.

Para entrar em contato com o Help Desk, o funcionário terá as seguintes opções: 3179-1520 e  3179-1575; 8865-6651; ou dti.semed@aracaju.se.gov.br.