Feira de Saúde dá início às comemorações do Dia Nacional das Guardas Municipais

Guarda Municipal
09/10/2014 15h51

Na manhã desta quinta-feira, 09, fazer exercícios no calçadão da 13 de Julho ficou mais especial. A Guarda Municipal de Aracaju ofereceu àqueles que passavam pelo local vários serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, verificação do nível glicêmico, dicas de saúde e ainda a possibilidade de realizar junto ao Hemose o cadastro no banco nacional de doadores de medula óssea. Além disso, a ouvidoria da GMA esteve presente dando dicas de segurança e estreitando os laços entre o órgão e a comunidade. A ação fez parte da programação em alusão ao Dia Nacional das Guardas Municipais, comemorado na sexta-feira, 10 de outubro.

De acordo com o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, a Feira de Saúde foi pensada para mostrar à população o caráter cidadão da Guarda Municipal, bem como contribuir para o bem estar dos aracajuanos. "Nosso objetivo é demonstrar que a Guarda Municipal é uma realidade vivenciada no cotidiano da sociedade e tem se destacado em ações proativas de cidadania em defesa do interesse plural da comunidade. Esse é um trabalho que fazemos às terças e quintas no parque da sementeira com muito sucesso entre os frequentadores do parque e hoje ampliamos para oferecer a cada vez mais pessoas", explicou o coronel.

As pessoas que passavam pelo local aprovaram a iniciativa e participaram efetivamente da ação. Maria Helena Lima Pereira, de 54 anos, já é considerada diabética e aproveitou a oportunidade para verificar se a glicemia estava controlada. "Achei ótimo, tenho alguns cuidados como medicamento, evito doces e massas, mas é sempre bom verificar. Graças a Deus a taxa deu boa, está controlada", disse.

Acostumada a sempre fazer caminhadas, Joseane Pereira Morais de Santos  lembrou também a necessidade da prevenção. "É importantíssima a ação para a gente cuidar da saúde, saber como está porque se der alguma alteração já podemos procurar um médico. É sempre interessante que a gente faça essa avaliação. Faço sempre caminhada no parque da sementeira e já conheço o trabalho da equipe da GMA, é muito bom", ressaltou.

Outras ações

Ainda nesta quinta-feira, 09, haverá a Doação de Sangue Coletiva, às 14h, no Hemose. Toda a população está convidada para juntar-se aos guardas municipais nessa luta a favor da vida. Para a noite, a GMA organizou um Sopão Solidário para distribuir com as pessoas em situação de rua. A caravana sairá da praça General Valadão às 19h30 e percorrerá o Centro Comercial de Aracaju.

Já na sexta-feira, 10, ápice das comemorações, a GMA realizará um seminário, das 08h30 às 17h no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia, para discutir temas pertinentes à categoria. Serão debatidos o Estatuto das Guardas Municipais (lei 13.022/2014), o Novo Sistema de Transporte de Aracaju e Experiência de Segurança Cidadã em Medelín e Bogotá.