Alunos do Projeto ViraVida concluem qualificação através do Pronatec

Formação para o Trabalho
14/10/2014 15h38

Mais uma meta foi atingida pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), graças à parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Nesta terça-feira, 14, 19 alunos do Projeto ViraVida concluíram o curso de Operador de Microcomputador, que teve aulas ministradas durante três meses pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, o Projeto ViraVida apoia adolescentes e jovens vítimas de violência sexual, por meio de diversas atividades ligadas ao bem-estar psicológico, social e profissional, garantindo os direitos e elevando a autoestima. Os cursos oferecidos são voltados à educação básica e profissionalizante e executados em parceria com as instituições do Sistema ‘S'.

Unidos pelos mesmos objetivos, a integração social e o mercado de trabalho, professores e alunos se empenharam com toda a dedicação. Segundo o instrutor do curso, Wallace Santos, o desempenho da turma foi satisfatório. "A capacitação teve a duração de três meses e, nesse tempo, os alunos aprenderam a manusear sistema operacional, editor de texto, planilha eletrônica, apresentação eletrônica e ferramentas de internet", relata o professor.

Resgate social

A aluna J.V, de 15 anos, sempre quis uma oportunidade de aprender mais sobre informática. "Muito bom o curso. Sem falar que nos ocupamos com coisas úteis e, depois daqui, podemos ter algum trabalho legal. Já quero fazer outros cursos desses, estou aguardando o próximo", enfatizou a aluna.