USF Dona Jovem promove ações lembrando o Outubro Rosa

Saúde
16/10/2014 14h30

Na manhã desta quinta-feira, 16, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem realizou um dia de celebração do Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama. Foram feitos mais de 200 exames relacionados ao público feminino, exames de lâmina, glicemia, teste rápido para DST´s e o autoexame da mama.

A unidade ficou lotada de mulheres que atenderam ao chamado dos agentes de saúde e compareceram para realização dos exames. A dona da casa, Marileide Moura, 23, afirma que depois do autoexame da mama está mais tranquila. "Tenho visto muitos casos de câncer e isso me preocupa, por isso, quando fui convidada pela agente, não pensei duas vezes e aqui estou para me prevenir", disse Marileide.

Uma roda de conversa também foi realizada para orientação das mulheres quanto à sexualidade e seus direitos, o evento contou com a participação do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin). Segundo o gerente da unidade, Wellington Franca, o principal objetivo dessa mobilização é identificar o quanto antes qualquer caso de câncer de mama. "Sabemos que quanto mais cedo descoberto o câncer, maiores são as chances de cura, e aproveitando o mês de outubro, que é destinado à prevenção dessa doença, realizamos um evento para atender, não só a questão do câncer, mas tudo aquilo que envolve a saúde da mulher, desde o clínico até o social", destacou Wellington.

A enfermeira Agda Pimentel orientou as mulheres de como realizar o autoexame em casa, apalpando os seios. "Caso seja encontrado algum nódulo, a mulher deve procurar o mais breve possível uma Unidade de Saúde, pois o câncer tem cura e quanto mais cedo for diagnosticado melhor".