CMAS inicia capacitação para membros do colegiado

Assistência Social e Cidadania
20/10/2014 15h06

O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), como o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS), iniciou uma capacitação para os novos membros do colegiado, que responderão pela gestão 2014/2016. O curso será realizado em dois módulos, que serão ministrados no auditório da Estação Cidadania, centro da cidade.

Segundo o grupo de assessores técnicos da Estação Cidadania – casa dos conselhos -, responsável pela montagem da capacitação, diante da densidade e a complexidade do que precisa ser apresentado para os conselheiros, surgiu a necessidade de ministrá-la em quatro módulos, até o fim de novembro. A novidade, segundo o grupo, é que o curso contará com a  participação de  profissionais de excelência na abordagem dos temas.

 O primeiro modulo apresentado no último dia 16, como o tema Controle Social, ministrado pela professora da UNIT, Katia Aragão, que também é conselheira do CMAS. Ela faz uma viagem na história da Assistência Social no Brasil, desde a época do descobrimento. “A Assistencial Social no passado era um ato de caridade , mas hoje é uma questão de garantia de direito do cidadão”, enfatizou.

O público assistiu atento.  “Achei ótima a oportunidade de entender o papel do conselheiro e do CMAS. Venho para todos os encontros, porque quero aprender para ajudar minha comunidade”, declarou Mara Lúcia, conselheira, representante dos usuários, moradora do bairro 17 de Março.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Maria José Carvalho, comentou sobre a importância da capacitação “É essencial esclarecer os membros do colegiado do seu papel como conselheiro para fiscalização e acompanhamento da política de assistência social de forma eficaz”. Sobre o resultado do primeiro modulo da capacitação comentou: “foi excelente as apresentações, sobretudo destaco o histórico apresentado pela professora Katia Aragão, agora é só  esperar pelos próximos encontros.”