Aracaju mantém coordenação especializada em saúde do trabalhador

Saúde
21/10/2014 17h19

Preservar e promover a saúde do trabalhador são compromissos da Secretaria da Saúde de Aracaju. Através da Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cast), a secretaria promove um conjunto de atividades que se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como a recuperação e reabilitação da saúde dos profissionais submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.  

A coordenadora da Cast, Karla Magaly reforça que a Saúde do Trabalhador no Município é composta de setores como a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) que notifica os casos e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) que oferta atendimentos, perícias entre outros serviços. "A função da CAST é estruturar e desenvolver ações direcionadas à saúde dos trabalhadores, formais ou informais, públicos ou privados, desempregados e aposentados, de maneira individual e coletiva", explica.

Karla Magaly  explica que a Saúde do Trabalhador atua para proporcionar melhorias de condições de trabalho e saúde através da implantação e implementação de políticas, fomentação de linhas de cuidado, publicação de pesquisa,  estudos e materiais educativos sobre temas relacionados ao trabalhador.

"Estamos presentes com ações de matriciamento em diversas unidades de saúde. Temos ainda a interface com diversos órgãos parceiros como Ministério da Saúde, INSS, UFS, entidades sindicais, Conselhos Municipais de Saúde. O objetivo é a participação em fóruns que discutem e repassam orientações sobre a saúde do trabalhador", explica, destacando que nos últimos meses houve a participação em fórum da construção civil e outros eventos abordando a prevenção de violência e acidentes, acidentes de trajeto, além de debates com a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) sobre câncer relacionado ao trabalho.

A Cast também possui parcerias com universidades e é campo de estágio para estudantes de Fonoaudiologia da UFS, e, residência multidisciplinar de saúde coletiva para estudantes da Unit.

A coordenação ainda atua na notificação compulsória do tipo: acidentes com exposição a material biológico,  com mutilações; acidente de trabalho em crianças e adolescentes; acidente de trabalho fatal; câncer relacionado ao trabalho; dermatoses ocupacionais; distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT); perda auditiva induzida por ruído relacionada ao trabalho; pneumoconioses relacionadas ao trabalho; transtornos mentais relacionados ao trabalho, intoxicações exógenas.

A Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador também mantém apoio técnico voltado para Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Política Nacional de Humanização. A Cast orienta gestores públicos de Aracaju e outros sete municípios como Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Itaporanga, São Cristovão, Barra dos Coqueiros, Riachuelo e Laranjeiras. O grande objetivo das atividades é reforçar a necessidade de articular no âmbito do SUS as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde do trabalhador; além disso, destacar que a atenção integral à saúde do trabalhador deve ser objeto de todos os serviços.

Serviços

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest ) bem como a Cast funcionam na Rua Minervino Souza Fontes, Nº 65,  Bairro Salgado Filho. A coordenação é integrante da Diretoria de Vigilância em Saúde (DAV).

Cerest desenvolve ações como acolhimento, consulta médica especializada, recuperação/reabilitação, articulação intra e intersetorial visando produzir resolutividade dos problemas de saúde, investigação dos casos notificados de patologias  relativas  ao trabalho, vigilância em ambientes de trabalho em parceria com a VISAT e outros. O Centro ainda faz execução de ações de prevenção dos acidentes e doenças/agravos e de promoção à saúde em ambientes de trabalho, elaboração e execução de projetos de estudos e pesquisas relacionados à saúde do trabalhador.  

Já a Visat faz busca ativa de casos de acidente de trabalho; observatório em Saúde do trabalhador; alimentação do banco de dados dos agravos relacionados ao trabalho; levantamento dos dados para verificar as causas de adoecimento; mapeamento de risco dos locais de trabalho. A Vigilância também promove inspeção de ambientes de trabalho para avaliação das condições de trabalho; investigação de acidentes graves e fatais em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Segurança Publica  (IML, Ambiental, Civil e Delegacias)e outras instituições.