CREAS Maria Pureza realiza palestra sobre rede de apoio para professores

Assistência Social e Cidadania
22/10/2014 12h38

Na manhã desta quarta, 22, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Maria Pureza, localizado no Orlando Dantas - 1º Distrito, realizou a palestra "O fluxo de serviços ofertados pelo CREAS" para diretores, professores e representantes da rede de ensino. O evento, que ocorreu no Colégio Estadual Barão de Mauá, teve como objetivo fortalecer a rede socioassistencial e estreitar laços com os demais órgãos que estão diretamente ligados às famílias da comunidade local.

Segundo a coordenadora do Maria Pureza, Ilma Souza, o objetivo é que os órgãos passem a assumir responsabilidades em conjunto através de parcerias para que haja o fortalecimento da rede. "Nós atendemos a família em geral, que vai da criança que vai à escola ao idoso que se encontra na unidade de saúde. Precisamos estar em parceria com estes órgãos a fim de fazer um trabalho em conjunto. Fazer essa parceria para que quando formos atender as pessoas, tenhamos conhecimento dos atendimentos que elas tiveram em outros lugares", destaca.  

A psicóloga Milena Rocha revela que este trabalho vem sendo feito também com profissionais da rede de saúde e de organizações não-governamentais localizadas no 1º Distrito. "Já fizemos palestras como esta com profissionais da saúde e organizações. Em breve, também vamos convidar os conselhos tutelares", disse Milena Rocha, lembrando que o objetivo maior é divulgar como é a rede de assistência voltada para atenção à média complexidade, discutindo o serviço do CREAS junto aos demais órgãos.

Rede de apoio

A professora Marilu dos Anjos Santos, suporte pedagógico da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Professora Áurea Melo Zamor, acredita que um evento como este é de suma importância para àqueles que estão convivendo diariamente com as famílias. "É muito importante criar essa rede de apoio porque nas escolas nós convivemos com situações bem delicadas onde as famílias passam por situações de vulnerabilidade social e isso reflete no comportamento da criança na escola", revela.

Durante o evento, psicólogas e assistentes sociais da equipe do Maria Pureza também destacaram o papel do CREAS no atendimento às situações de violação de direitos de crianças e adolescente, idosos, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, dentre outros. O intuito foi colocar no foco de ação a família, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção à criança e ao adolescente, a partir da intervenção conjunta dos órgãos.