Mutirões de consultas e exames já atenderam mais de 280 pessoas

Saúde
22/10/2014 13h45

Na próxima sexta-feira, 24, e no sábado, 25, a Saúde de Aracaju realiza mais um mutirão de consultas e exames nos Centros de Especialidades Médicas (Cemar) do Siqueira Campos e Augusto Franco. O objetivo é reduzir a fila de espera por consultas e exames ofertados aos usuários do SUS na capital. Cerca de 286 pacientes já foram atendidos nos últimos dias de mobilização. Para o próximo fim de semana já estão agendados 110 procedimentos das áreas de ultrassonografia e oftalmologia, encaminhados através das Unidades de Saúde da Família (USFs).

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Especializada (REAE), José Soares, o número de atendimentos tem sido satisfatório. "Estávamos aguardando fazer 70 atendimentos oftalmológicos no último sábado, e fizemos 60, ou seja, tivemos um comparecimento de 90% do esperado, o que é considerado normal, já que todos estamos sujeitos a imprevisto, o que acredito ser a causa das ausências", disse Soares.

De acordo com o médico Lázaro Nascimento, os casos mais comuns encontrados durante a realização dos exames oftalmológicos dizem respeito às ametropias (defeitos de visão por erro de refração), que necessitam de prescrição de óculos, lentes de contato e até cirurgias. "As pessoas já saem do mutirão com o diagnóstico, podendo ser uma prescrição de óculos e, em casos mais complexos, solicitamos exames mais aprofundados. Pegamos também alguns casos de glaucoma para o qual solicitamos um acompanhamento mais de perto. O mutirão vem diminuindo a sobrecarga da lista de espera, através do atendimento de profissionais especializados. Acho esta iniciativa muito importante para a população", enfatizou o oftalmologista.

Os atendimentos de exames de ultrassonografia serão realizados no Cemar Siqueira Campos na sexta, das 7h às 12h e das 14h às 17h. Já as consultas oftalmológicas ocorrerão no sábado no Cemar Augusto Franco, com o atendimento ininterrupto das 7h às 18h. "Só reforçando que o mutirão é dirigido às pessoas que já estão com consultas e exames pré-marcados e que a equipe da secretaria está entrando em contato para que compareçam para fazer o procedimento", enfatiza José Soares.