“Só tenho a agradecer”, diz aluna da Fundat convidada para ser instrutora

Formação para o Trabalho
22/10/2014 15h44

A trajetória profissional de Elenilde da Cruz Nascimento se confunde com o propósito da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). A ânsia pelo aprendizado e a busca incessante pelo crescimento pessoal trilharam um novo caminho para ela. Agora, depois de cinco anos como aluna, quem fala é a professora Elenilde. "Só tenho a agradecer à Fundat pelos cursos, pelo conhecimento e pela oportunidade de poder ser instrutora".

O currículo é vasto. Em cursos livres oferecidos pela Fundat, ela já participou, desde 2009, das turmas de Informática Básica, Informática Avançada, Pintura em Tecido, Cabelereiro, Cupcakes e Bolos Decorados - além de que, nesta semana, ainda ingressará na de Biscuit. E tem mais: este ano, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), Elenilde fez os cursos de Pizzaiolo e Confeitaria (que termina no mês de novembro). "Gosto muito da área de alimentação. Sempre que aparece coisa nova a gente tem que estar por dentro, acompanhando as tendências e se aperfeiçoando a cada dia", relata.

Não bastasse a variedade do conteúdo adquirido, os locais de aprendizagem também se diversificaram. Para aproveitar todas essas possibilidades gratuitas, ela teve que percorrer os bairros Coroa do Meio, Porto D'Anta, Jardim Esperança, Castelo Branco e Jardim Centenário. "A qualidade seria a mesma se eu pagasse pelos cursos. Tem que aproveitar", afirma Elenilde. Diante de toda essa bagagem, fica fácil de entender por que ela foi convidada para ministrar as oficinas de capacitação da Fundat. E a primeira experiência chegou ao fim na terça-feira, 21.

Geração de renda

A Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do Bairro Santos Dumont foi a responsável por acolher a mais nova professora, com o curso de Doces e Salgados. "Uma turma maravilhosa e acolhedora", define Elenilde, rasgando elogios às 23 alunas que receberam o certificado de conclusão. Uma delas foi Lenalda de Jesus, que segue o exemplo da instrutora quando o assunto é o número de cursos feitos até o momento. "Já perdi as contas", brinca Lenalda.

No total, foram cinco: Informática Básica, Bolos e Tortas, Artesanato Junino, Auxiliar de Cozinha (Pronatec) e, enfim, o de Doces e Salgados. "É bom e vantajoso. Faz diferença", conta a aluna, ciente da necessidade de se qualificar. "Vai me abrir mais portas. Já está abrindo, na verdade", diz Lenalda, que, como consequência do aprendizado obtido no curso, conseguiu garantir encomendas e agendar aulas particulares. "Entra um dinheirinho sim".

Visão empreendedora

Durante o encerramento da turma, o vice-presidente da Fundat, Robert Willyam, aproveitou a ocasião para destacar o trabalho promovido pela fundação em benefício dos aracajuanos. "Para nós, é gratificante sabermos que estamos ajudando a comunidade. E não parem: busquem sempre mais, porque aprendizado é fundamental", afirma Robert, incentivando as alunas a se tornarem microempreendedoras. "A Fundat dá todo o apoio que for necessário".

Ao saber que pode se tornar uma profissional formalizada, adquirir benefícios trabalhistas e ter direito a linhas de crédito, Joane Carvalho logo se animou. "Foi uma maravilha essa oportunidade. Dei o primeiro passo para pensar em abrir meu próprio negócio", revela Joane, projetando o futuro. "Fiquei feliz quando soube do CredPovo. Não vou parar por aqui".