Projeto Biblioteca em Rede realiza atividade na Ivone de Menezes

Cultura
23/10/2014 14h08

A Biblioteca Ivone de Menezes, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) estava especialmente diferente nesta quarta-feira, 22. Gargalhadas, olhares curiosos, concentração foram manifestadas por parte de alunos do Colégio Estadual Francisco Portugal, que participaram de uma roda de mediação de leitura. Esta foi mais uma atividade do projeto "Bibliotecas em Rede", que está sendo realizado em Sergipe desde julho deste ano.

Desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos a pedido da Biblioteca Nacional, o projeto envolve seis bibliotecas sergipanas, entre elas as municipais Ivone de Menezes e a Clodomir Silva. A atividade foi uma das ações definidas no encontro que aconteceu em setembro e que também contemplou as bibliotecas do Eduardo Gomes, em São Cristóvão, e da Barra dos Coqueiros, além das estaduais, Aglaé Fontes e Epifânio Dórea.

 "O objetivo principal do projeto é levar leitura a essas crianças. A gente convida a população da redondeza de cada biblioteca ou escolas. Antes dessas mediações nós tivemos uma oficina de capacitação com uma professora de São Paulo dentro das instalações da biblioteca Epifânio Dórea e essa oficina nos possibilitou interagir melhor com as crianças", afirma a orientadora da atividade, Adenil Amaral.

Segundo Amaral, a diferença entre mediar e contar histórias é que "quando só se conta a história ela não precisa ser interpretada, já na mediação, o ator interpreta a leitura".  Ela explica também que esse projeto já foi levado a vários lugares, e que essa etapa deve ser concluída no próximo dia 29, com apresentação nas bibliotecas Aglaé Fontes e Clodomir Silva.

Segundo a professora do 2º ano, do Colégio Estadual Francisco Portugal, Conceição Cortes, a atividade foi direcionada a 25 crianças por turma. "Tenho muitas expectativas, pois acho que a leitura é fundamental pelo fato de aguçar o gosto do leitor na mais tenra idade. Vejo na leitura uma ponte entre o conhecimento real e a fantasia, pois todas as disciplinas necessitam da leitura para o aprendizado, além de ampliar a visão de mundo".

A estudante, Sabrina Silva Corrêa, aluna do 2º ano, diz ter gostado de ter participado de uma aula diferente. "Achei essa atividade muito boa e estou aprendendo a gostar mais de ler. Participei de todas as histórias e gostaria que essa atividade viesse para cá mais vezes".