Reunião entre a GMA, Sejesp e CBDU define como será a segurança dos JUBs

Guarda Municipal
29/10/2014 17h15

O comando da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) recebeu na terça-feira, 28, a visita do secretário municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), Carlos Eloy, do coordenador de lazer, Kléber Alves e do representante da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Sidney Pimentel, para discutirem a atuação da GMA na segurança nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

A GMA irá atuar juntamente com a Polícia Militar para garantir a segurança dos JUBs, cujas competições acontecerão em 15 locais por toda a capital e mais o SESC de Nossa Senhora do Socorro e na Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão. O efetivo de guardas escalados vai variar alguns dias com 30 homens e outros dias com 40, dependendo da evolução e da localização das competições.

Mostrando-se muito satisfeito com toda a estrutura oferecida para a realização desse grande evento esportivo, Sidney Pimentel falou das suas expectativas. "A perspectiva é a melhor possível, pois a gente tá conseguindo trazer em torno de 4000 participantes dentro da realização dos jogos e proporcionando um prazer para o desportista sergipano, especialmente aqui da capital, onde vai ter uma maior variedade de modalidades. Aracaju, com a ajuda de alguns municípios próximos, tem uma estrutura muito boa para atender a necessidade dos Jogos Universitários", analisou.

Carlos Eloy se mostrou tranquilo e demonstrou a sua confiança no trabalho da GMA. "A segurança foi muito bem definida. A Guarda Municipal, na gestão do prefeito João Alves, é extremamente preparada e com o planejamento feito nós não temos dúvidas de que não teremos problema nenhum e, claro, contamos também como apoio da Polícia Militar de Sergipe. Então, unindo forças, eu não tenho dúvidas que na parte da segurança não teremos adversidades", falou.

Ele também fala com empolgação de como a Prefeitura de Aracaju está se empenhando para que o evento seja o melhor possível. "A expectativa é a melhor possível, até porque hoje nós temos a interação de todos os secretários. A secretária Georlize Teles está nos dando todo o suporte através do coronel Enílson com a Guarda Municipal, Nelson Felipe com a SMTT e o coronel Reginaldo Moura com a Defesa Civil. Sergipe vai receber o segundo maior evento esportivo da América Latina, que só perde para o Pan-Americano. A Prefeitura tem trabalhado e dado condições para que a gente possa fazer um grande evento e que esses atletas, que vêm de outros estados, voltem no futuro como turistas. Esse é o nosso papel: unir o esporte, o turismo e, naturalmente, fomentar a economia do nosso município", disse.

O diretor geral da GMA, coronel Enílson Aragão, demonstrou a sua expectativa e disse que a Guarda Municipal está pronta para fazer a segurança do evento. "Hoje foi definida a atuação da Guarda Municipal em todos os locais onde haverá a realização das competições individuais e coletivas do Jubs, já começando no período da abertura no dia 30 à noite no Clube do Banese e nos demais locais que são destinados às modalidades. A Guarda vai dar total apoio naquilo que for de sua atribuição. A expectativa é que a Guarda Municipal, como já tem experiência em diversos eventos em parceria com a Sejesp e trabalha de forma integrada com as forças de segurança pública, faça um Jubs com muita paz e com muita tranquilidade e que prevaleça o espírito esportivo nesse grande evento que Aracaju sedia", finalizou.