Setor de apreensão da PMA acolhe animais abandonados em vias públicas

Serviços Urbanos
12/11/2014 17h15

Proteger e conservar o bem-estar da população evitando que animais permaneçam indevidamente em vias públicas. Este trabalho é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que mantém uma estrutura de acolhimento, com alimentação e atendimento veterinário, no bairro 18 do Forte. O serviço conta com o apoio da população, que contribui com informações feitas por telefone.

Na última semana, uma denúncia feita ao curral da Emsurb levou o responsável pelo setor, Isael Freitas, recolher um cavalo no Bairro 17 de Março totalmente debilitado, já que o animal não apresentava condições dignas para sobreviver devido ao espancamento executado pelo proprietário por o animal não estar em condições físicas de trabalho.

Ainda segundo o coordenador, quando resgataram o animal e o puseram no caminhão que o levaria para o curral, o animal foi medicado pelo veterinário Iardlei Santa Rita que aplicou soro, mas o cavalo só resistiu por duas horas.

O veterinário Iardlei Santa Rita relatou que casos como esse são frequentes e alertou que a maioria dos animais que chegam ao curral apresentando maus tratos. “Os animais chegam desnutridos, castigados, o escorio corporal muito abaixo do padrão para se trabalhar, porque carregam muito peso e estão expostos ao sol por muito tempo. Eles não se alimentam direito, não ingerem líquido e isso acontece com frequência sendo este o padrão dos animais que são apreendidos por nós”, desabafou Iardlei.

Os alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão firmando uma parceria com o setor e segundo o veterinário, o grupo elaborou uma proposta de criarem uma cartilha explicativa para que as pessoas tenham conhecimento sobre o modo de agir com seus respectivos animais e como o espaço de acolhimento funciona. O Setor de Apreensão de Animais é gerenciado pela Diretoria de Espaço Públicos da Emsurb (Direpa) e oferece uma assistência voltada para equinos, bovinos, cães e gatos encontrados soltos nas ruas. O local está passando por uma reforma de ampliação das instalações dos animais, que também contribuirá com as condições de trabalho dos funcionários.

Denúncias

Em média, são recolhidos diariamente 10 animais de grande porte - principalmente cavalos -, e para esta ação é disponibilizado um caminhão boiadeiro que transita pela capital. Já para os de pequeno porte - cães e gatos -, as solicitações são menos frequentes, e mesmo assim o setor conta com um veículo específico para esta remoção. O cidadão que quiser fazer alguma denúncia deve ligar para os números: 8802-1200 (animais da Zona Norte), 8802-2000 (animais da Zona Sul) ou também pelo 0800-284-1300. Vale lembrar que os dois primeiros telefones recebem chamadas 24 horas por dia.