Atividades cívicas marcam início da semana na EMEF Papa João Paulo II

Educação
17/11/2014 15h46

Esta segunda-feira, 17, foi diferente para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria. Eles começaram o dia hasteando a bandeira cantando o Hino Nacional, que foi executado pela banda de música da Polícia Militar de Sergipe. O evento fez parte das ações do Projeto Polícia Cidadã e Escola mais Segura que serão desenvolvidas na unidade escolar até a próxima sexta-feira.

O cabo da PM, Alex de Sousa Farias, informou que as atividades fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que se caracteriza pela presença dos policiais militares nas escolas desenvolvendo ações diferenciadas e lúdicas para demonstrar outros caminhos para afastar os estudantes do caminho das drogas.

"A nossa ideia é aproximar a Polícia Militar da escola e de toda a comunidade, mostrando um trabalho de segurança amiga da população", enfatizou o cabo Alex, destacando que nesta segunda-feira, além do hasteamento das bandeiras nacional, do estado e do município acompanhado do Hino Brasileiro, houve a apresentação de um concerto pedagógico feito pela banda de música da PM.

"O hasteamento das bandeiras tem a finalidade de resgatar nos alunos o civismo, enquanto no concerto houve não só a execução de diversas músicas, mas também a apresentação de cada instrumento musical. É uma forma de interagir com as crianças e, quem sabe, despertar o gosto pela música", explicou.

Aluna do 4º ano, Yasmim Kauanne, de 10 anos, representou os coleguinhas hasteando a bandeira do Brasil. Ela disse que foi a primeira vez que fez isto e que se sentiu muita emoção. Sobre a presença da PM na escola desenvolvendo com eles muitas atividades, ela considerou como muito boa. "É importante a gente acompanhar de perto o trabalho dos policiais que nas escolas se mostram muito humanos", avaliou.

O diretor da escola, Gustavo Silva Fontes, disse que essa parceria com a PM existe desde 2013, quando foi iniciada com a participação de duas turmas apenas do 5º ano do Ensino Fundamental. Este ano as ações estão sendo estendidas também para os estudantes do 1º e 2º anos. "O objetivo deste projeto é fortalecer as ações de prevenção contra as drogas e violência", enfatizou.

Gustavo Silva disse ainda que ações dessa natureza contam com o apoio total dos pais de alunos, na semana anterior houve uma reunião com eles para informar sobre o objetivo das atividades e da presença da PM na escola e o comparecimento de pais e mães à reunião foi surpreendente. O local do encontrou ficou completamente lotado e todos ouviram com muita atenção.