Funcaju celebrará o Dia da Consciência Negra

Cultura
18/11/2014 10h48

O Mirante Praia 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) está com uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Consciência negra, comemorado em 20 de novembro. O espaço fará uma homenagem aos "10 anos do Afroxé Omo Oxum", com apresentações artísticas e exposição fotográfica.

Com acervo e curadoria da museóloga, Janaina Couvo, a exposição traz fotos tiradas ao longo deste 10 anos de histórias do grupo que nasceu a partir da tradicional casa de candomblé de Mãe Marizete.  "O afoxé é uma expressão cultural que surgiu na Bahia, sendo considerada como o candomblé de rua. Dentro dessa cultura, Oxum é a divindade do ouro, do amor e da maternidade", explica.

Segundo Janaína, este ano o cortejo afro será feito só por mulheres, pois além da cultura negra o evento pretende abordar a questão da violência contra a mulher. "Conciliamos neste evento três questões importantes, o Dia nacional da Consciência Negra, os 10 anos do Afroxé e os 16 Dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher", conta. 

A exposição contará ainda com uma escultura e máscaras do artista Jerônimo Freitas. "A escultura que estará no Mirante, é uma peça exclusiva feita especialmente para homenagear esta data. Considero o Dia Nacional da Consciência Negra muito importante, pois exalta uma cultura que existe no nosso país e que precisa ser vista, reconhecida e, sobretudo, respeitada", afirma o artista.

Durante o evento o público poderá assistir também a apresentações promovidas pela Escola de Artes Valdice Teles: o grupo Maculêlê, Teatro com a Trupe da Valdice, o Coral Encanto, Duo de Violino e o Chorinho Atrevido.  De acordo com o diretor da Escola, Eugênio Enéas dos Santos, as apresentações também serão alusivas ao Dia do Músico, celebrado no dia 22 de novembro.   

A programação, que é aberta ao público, começa a partir das 18 horas, na frente do Mirante, localizado na Av. Beira Mar.