Comemoração ao Dia da Bandeira promove resgate ao civismo em escolas municipais

Agência Aracaju de Notícias
18/11/2014 17h50

Em homenagem ao Dia da Bandeira do Brasil, comemorado em 19 de novembro, escolas da rede municipal de ensino de Aracaju farão atos em comemoração a um dos quatro símbolos nacionais e também haverá uma cerimônia de hasteamento da Bandeira na sede da Prefeitura. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Laonte Gama da Silva foram realizados uma série de eventos em preparação para o grande dia, a fim de trabalhar o civismo com os alunos.

"Na semana passada, fizemos um projeto muito interessante junto com a Polícia Militar, falando sobre cidadania, ética, civismo e segurança. Nós passamos a semana toda falando sobre isso. Tivemos várias oficinas como capoeira, educação do trânsito, entre outras. Enfim, tocamos em diversas pautas que envolvem o civismo com os alunos na escola. Todas essas ações marcaram a nossa programação antecedendo o dia a bandeira", explica do diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leonardo Guimarães.

Já nesta quarta-feira, 19, a escola terá um ato solene com intuito de incentivar os sentimentos de patriotismo e de civismo dos alunos. "Em comemoração à data, hastearemos a bandeira e será colocado o hino nacional, juntamente com o hino da bandeira para que não passe em branco essa data tão importante aqui no cenário nacional, além gerar um ato bonito de civismo. Todo esse simbolismo gera certa disciplina, o que realmente está faltando na maioria dos nossos alunos, que freqüentam nossa casa ou como a educação de maneira geral", conta o diretor.

Aprendizado

Alunos que fizeram parte das programações para o Dia da Bandeira da Emef revelam o sentimento que a bandeira traz para eles. É o caso de Daiane de Jesus de sétima série que comemora todo o aprendizado. "O Dia da Bandeira é um ato importante de consolidação da nossa idéia de patriotismo que, apesar de perdida, a bandeira é o nosso símbolo nacional. Tivemos vários momentos de preparação para o dia que será comemorado e para mim foi muito importante até para saber mais sobre detalhes da nossa nacionalidade", conta.

Isadora Gonçalves de 15 anos fala da importância da bandeira como nossa identidade nacional. "A bandeira traz uma importância muito grande para mim, pois representa o nosso país e o dia de sua comemoração é especial, pois representa a idéia de identidade nacional para os brasileiros".

Dia da Bandeira

Essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares. No dia 19 de novembro ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos.

"O apreço pela importância simbólica da bandeira está se perdendo ao longo do tempo, principalmente, porque o jovem hoje ele tem muitos atrativos e muitos não entendem o significado da data de amanhã, por isso que estamos trabalhando isso com eles", conclui Leonardo Guimarães. 

Hasteamento da Bandeira Nacional

O Prefeito João Alves Filho convida a todos para a solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional, às 11h30 do dia 19 de novembro, no Pátio Externo do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos.