Prefeitura comemora Dia da Bandeira do Brasil

Agência Aracaju de Notícias
19/11/2014 14h30

Numa comemoração alusiva ao Dia da Bandeira do Brasil, a Prefeitura de Aracaju realizou a solenidade de hasteamento das bandeiras hoje, 19, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, com a presença de servidores municipais, autoridades, e da banda marcial da Escola Municipal Olga Benário.  Como maior autoridade do Município, o Prefeito João Alves Filho conduziu a festividade içando o símbolo da pátria.

A bandeira do Brasil foi instituída através do decreto número quatro de 19 de novembro de 1889, ou seja, quatro dias depois da Proclamação da República. A atual formatação do simbolo nacional é o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português, que existia dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca, que representam os estados 27 estados brasileiros e o Distrito Federal.

As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro, em que  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

Consciente da forte simbologia contida na bandeira do Brasil, o prefeito João Alves Filho destacou a seriedade do dia 19 de novembro. "Da mesma forma que amamos profundamente o nosso país, temos também por justas razões de amar o nosso símbolo, que é a nossa bandeira, e é muito importante que seja feita essa homenagem, pois isso serve de exemplo para nossa juventude. A bandeira é o principal símbolo da pátria, em defesa da qual milhares de brasileiros morreram lutando", afirmou.

O presidente da Câmara, Vinícius Porto, hasteou a bandeira do Mercosul  e reforçou a importância da representatividade da bandeira para a nação. "Não podemos deixar de prestigiar essa solenidade, pois sabemos que a maior imagem da pátria é a nossa bandeira, e que fala muito bem ‘Ordem e Progresso', que é aquilo que os brasileiros mais precisam".

Servidores do Centro Administrativo de Aracaju acompanharam o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional. A funcionária Fernanda Barbosa, da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG), parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju por permitir que os servidores também pudessem comemorar a data.

"Essa solenidade é muito importante por se tratar do símbolo maior da nossa pátria, trazendo com isso o tempo de infância, onde tínhamos o costume de todo os dias antes das aulas cantar o hino nacional e hastear a bandeira. Essa é uma iniciativa bastante louvável", revelou a funcionária.