Pró-Mulher leva prevenção contra o câncer de colo do útero ao Santos Dumont

Assistência Social e Cidadania
24/11/2014 10h31

"O Pró-Mulher é muito interessante. Quando existia o estadual eu participava todas as vezes que era levado a Laranjeiras, onde eu morava. Estava sentindo muito falta do programa, porque é uma oportunidade muito boa que a gente tem de se prevenir contra o câncer do colo do útero. Fiquei feliz quando soube que a Prefeitura de Aracaju havia implantado o programa aqui na capital", declarou Maria Rosana dos Santos, 41 anos.

Como Maria Rosana, que realizou todos os exames disponíveis pelo Pró-Mulher, Ana Vanúsia dos Santos, 41 anos, também aproveitou o pacote inteiro. "Acho o programa excelente, porque a gente chega aqui, faz os exames, recebe os resultados e no mesmo dia ainda passamos pelo médico. É muito cômodo, principalmente para quem trabalha e tem pouco tempo para cuidar da saúde", disse a mulher.

A quarta edição do Pró-Mulher deste ano, foi aberta às 6 horas, na Escola Municipal Olga Benário, no bairro Santos Dumont, no último domingo. Centenas de mulheres de idades variadas foram atendidas pelo programa, que ofereceu os exames preventivos contra o câncer do colo do útero, teste rápido de HIV e glicêmico e aferição da pressão arterial.

O combate ao câncer do colo do útero é o carro-chefe do Pró-Mulher, programa criado há cerca de 20 anos pela então primeira-dama do Estado e atualmente senadora Maria do Carmo. "O objetivo do programa é salvar vidas, porque quando o câncer é descoberto logo no início, as chances de cura são grandes. E esta é a razão do Pró-Mulher", reforçou a senadora, que acompanha o programa de perto, participando de suas edições.

A secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, é responsável pela condução do programa. "Montamos uma estrutura que permite às mulheres saírem do Pró-Mulher com a conclusão do procedimento preventivo. Elas fazem o exame e são conduzidas ao ginecologista que está no local do evento, tão logo recebem o resultado. Na consulta, se for detectado a necessidade de um tratamento, a paciente recebe o encaminhamento para continuar se cuidando na Unidade de Saúde da Família Sinhazinha, que é a referência do Programa", informou Selma Mesquita.