Mostra Live Cinema apresenta ao público novas linguagens audiovisuais

Cultura
24/11/2014 15h46

A Casa Curta-se e o  Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira deram início nesta última quinta-feira, 20, ao Curta-se Live Cinema, mostra expositiva de performances audiovisuais baseada na interação ao vivo. A abertura contou com a presença da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes e do vice-presidente, Gustavo Aguiar.

No primeiro dia do evento, realizado no Centro Cultural de Aracaju, foi apresentado Storm de Luiz Duva, performance que utiliza um banco de dados e imagens produzidas pelo artista e manipuladas ao vivo. "Esse tipo de proposta que trabalha com audiovisual e performance, tem a característica de ser uma interseção entre várias artes, várias mídias. A possibilidade de mostrar e ter um encontro com o público é o que faz diferença", afirma o artista.

A estudante Katylin Moraes, fala que esse tipo de iniciativa é importante para tornar mais acessíveis experiências artísticas. "É bom inclusive para os professores trazerem os alunos, para conhecer mais a arte. Eu gostei muito, certo momento da performance parece que você entra em transe", conta.

Para a coordenadora do Npdov, Rosângela Rocha, é uma oportunidade de conhecer um pouco sobre esse cenário de videoarte, pouco vivenciado no Estado. "Há uma ruptura de fronteiras nesse sentido, por isso a importância de possibilitar o diálogo e a prática através da mostra, proporcionando ao público participar dessas vivências". A coordenadora ressalta ainda que o Núcleo está aberto a parcerias e propostas de projetos.

O evento segue com programação até janeiro de 2015 e é uma realização da Casa Curta-SE, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do FNC/MinC, Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju, Centro Cultural de Aracaju e Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.