As ações para a formação de professores em 2015 foi o tema principal da reunião do Fórum Permanente na Semed

Educação
25/11/2014 18h17

A secretária Municipal da Educação de Aracaju, professora Marcia Valéria Lira Santana, na condição de presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime), participou na manhã desta terça-feira, 25, em seu gabinete, da Reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forped), que é um órgão colegiado criado para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

O coordenador Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Professor Humberto Gonzaga, disse que o objetivo da reunião do fórum foi basicamente estreitar a relação do órgão com Marcia Valéria, que presidente da Undime em Sergipe, bem como, discutir o apoio institucional junto as prefeituras, através da Federação Municipal do Estado de Sergipe. "É um apoio logístico que será dado as ações do fórum em 2015", enfatizou.

Marcia Valéria afirmou que teve a alegria de participar da reunião interna com os integrantes do fórum, e que na oportunidade foram trocadas expectativas em relação ao estreitamento do relacionamento com os municípios, prefeitos e secretários da Educação com vistas a 2015 quando serão articuladas políticas para a formação de professores que irá da graduação, com a possibilidade inclusive, da oferta de pós-graduação e mestrado. "Fiquei satisfeita com o encontro e na expectativa de que a união faça a força", avaliou.

Representando a Associação Nacional pela Formação dos Professores (Anfope), a professora Ada Augusta Celestino disse que a reunião para ela foi importante porque representa a luta pela formação continuada visando a valorização dos professores da Educação Básica. "A presença da secretária Marcia Valéria neste encontro, como presidente da Undime, foi fundamental e imprescindível", garantiu.

Por sua vez, Henrique Nou Schneider, do Comitê Institucional da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Formação de Professores da Educação Básica, também classificou com importante a reunião por entender que através das diversas instituições representadas houve um diálogo franco visando superar as dificuldades e encontrar alternativas para a formação dos docentes.

Jorge Costa Cruz Júnior, representante da secretaria de Estado Da Educação (Seed) e secretário executivo do fórum, disse que a reunião foi bastante proveitosa porque envolveu os municípios em torno do tema "Formação dos Professores", o que possibilitou ter um retrato da realidade no que diz respeito a oferta de cursos em 2015, tanto em termos de graduação, pós-graduação e mestrado.

Também representando a Seeed, Josevânia Teixeira Guedes disse que o encontro foi um momento de discussões, onde a Undime destacou o processo inicial da formação continuada dos professores atentando para as demandas, tendo em vista, formulação dos cursos no próximo ano em todos os municípios do Estado de Sergipe.

Representando o Conselho Estadual de Educação, Simone Rocha Barreto destacou que o encontro serviu como uma abertura dos membros envolvidos no fórum  no sentido de colaborar para a capacitação dos docentes. Participou ainda da reunião do fórum, o professor Antônio Ponciano Bezerra, que é diretor do Centro de Educação à Distância (Cesad) da UFS.