Palestra sobre saúde bucal envolve trabalhadores da construção civil

Saúde
27/11/2014 13h34

Câncer de boca e cuidados em higiene bucal foram temas abordados durante palestra para trabalhadores da construção civil. A ação foi promovida por técnicos do Programa de Saúde Bucal de Aracaju na manhã desta quinta-feira, dia 27, e fez parte da programação da semana de segurança do trabalho promovida pela Cosil.

A dentista Simone Soto explicou para os trabalhadores que fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, má higiene bucal e traumas constantes na boca  são as principais causas do câncer de  boca . “Os primeiros sinais são feridas, caroços, ulcerações na boca que são constantes e não desaparecem”, afirmou, destacando que o dentista deve ser procurado quanto antes para uma avaliação da boca, pois o câncer é tratável e curável quando diagnosticado cedo.

Os técnicos do Programa de Saúde Bucal também explicaram que é recomendado fazer escovação após as principais refeições do dia e também após os lanches. O pedreiro José Wilson de Santana teve a oportunidade de aprender lições práticas sobre como fazer a escovação correta dos dentes. “Agora vejo que é importante levarmos na bolsa sempre uma escova de dentes e um kit. Manter um sorriso legal, boa higienização é bom não só para nossa autoestima como para nossa saúde”, disse.

O pedreiro Eliezer dos Santos também aproveitou para compartilhar com os presentes uma experiência de vida. “Minha saúde melhorou bastante quando deixei de fumar. Vejo que o cigarro é ruim para a saúde da boca e é justamente pela boca a nossa saúde começa. Uma boca mal cuidada significa bactérias e também risco a nossa integridade física”,disse .

O engenheiro Toscanini Brandão elogiou a palestra promovida pela Saúde de Aracaju. “São cuidados importantes que ajudam a conscientizar nossos colaboradores na semana de segurança do trabalho”, afirmou acrescentando que o evento também aborda temas como DST e tabagismo.