UPA Nestor Piva realizou mais de 134 mil atendimentos em 11 meses

Saúde
12/12/2014 18h14

A Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva permanece como uma das mais procuradas pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe. De janeiro a novembro, as equipes da unidade de urgência realizaram 134.733 atendimentos.

Conforme o coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Saúde de Aracaju, René Porto, o resultado foi possível graças ao empenho das equipes e uma série de intervenções feitas pela Saúde de Aracaju. A gestão atuou em áreas como abastecimentos dos estoques de medicações e materiais médico hospitalares, manutenção de escalas de médicos e profissionais de várias especialidades, reorganização de fluxos e procedimentos de atendimento e instalação de ponto biométrico para acompanhamento das frequências, além de novos aparelhos como o de Raio X. 

"Para se ter ideia da importância do empenho dos servidores juntamente com essas medidas, em julho, por dia, a UPA atendia, em média 285 pessoas. Já em novembro a média de atendimento diário quase que dobrou, atendendo 530 pessoas", afirmou René Porto, destacando que a UPA Nestor Piva também leva serviços a pacientes de estados vizinhos.

Em 11 meses foram feitos 8.499 consultas de clínica médica, 16. 462 atendimentos com cirurgião, 12. 766 em ortopedia, 2.120 em odontologia, 11.462 a pacientes do pacientes do interior do estado além de 370. 619 procedimentos em enfermagem.

A coordenadora Geral da Unidade de Pronto Atendimento Ana Cristina Ferreira Melo reforça que, para manter o bom atendimento ao público, a coordenação tem atuado constantemente para garantir a escala completa de médicos. "Para termos um rendimento eficaz, mantemos a cada turno equipes de nove médicos sendo cinco clínicos diurnos e quatro noturnos, dois ortopedistas e dois cirurgiões 24 horas", explica. 

Muitas das pessoas atendidas têm elogiado a rapidez e organização do atendimento das UPAs. Este é o caso da dona de casa Rosicleide Gomes do Nascimento que foi em busca de atendimento em clinica médica. "Cheguei no Nestor Piva por volta das 7h da manhã e não fiquei aguardando nem 15 minutos na recepção, me surpreendi  com a organização do serviço que na minha opinião já  supera muitos hospitais particulares", explicou.

O representante de vendas, Tarcísio Santos, também elogiou o atendimento. "Vim para UPA por conta de fortes dores na cabeça e no peito cabeça. Chamou minha atenção chegar num serviço público e ser tão bem recebido e atendido de forma rápida. Fui orientado pelas equipes e também medicado", afirmou.

Na UPA, mensalmente mais de 12 mil pacientes são tratados.  O Nestor Piva conta com cerca de 500 profissionais, entre as áreas médicas e administrativas e geral, sendo o trabalho dos médicos e dos demais profissionais de saúde em forma de plantão.

Os profissionais de medicina e enfermagem também reconhecem reflexos positivos conquistados com a intervenção da gestão da Secretaria da Saúde. A enfermeira Sandra Moraes que atua há dois anos e meio na Unidade de Urgência reforça que é possível notar uma maior agilidade no processo de acolhimento e tratamento. "Vejo que a Unidade está no caminho certo e hoje trabalhamos com objetivo de melhor atender os pacientes. As equipes de enfermagem auxiliam as pessoas e trabalham em conjunto com os médicos para dar ao paciente a atenção que ele precisa", observou.