Centro de Apoio visa acesso ao mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo

Formação para o Trabalho
15/12/2014 17h31

Quando cada cidadão adquire uma nova fonte de renda, os ganhos obtidos vão além da conquista individual. O comércio cresce junto, a oferta de serviços é impulsionada e a economia local se desenvolve. É com o objetivo de potencializar este ciclo que o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate) encontra-se à disposição dos aracajuanos desde o dia 29 de outubro. Lá, é possível cadastrar-se para uma vaga no mercado de trabalho, qualificar-se profissionalmente ou receber o auxílio necessário para abrir o próprio negócio.

O espaço fica localizado na rua Serafim Bonfim, n° 268, no Bairro Santos Dumont - em frente ao prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi). Neste curto período de funcionamento (um mês e meio), a Agência do Trabalhador instalada no Cate já encaminhou cerca de 70 pessoas para entrevistas de emprego. O setor também já realizou a emissão de 59 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), estimulando a empregabilidade na capital.

Casa do Empreendedor

Além de intermediar a chegada ao mercado formal através da Agência do Trabalhador, o Cate conta ainda com as atividades empenhadas pela Casa do Empreendedor. A fim de incentivar e facilitar o surgimento de novos microempreendedores individuais (MEIs), a equipe do Cate ampara a população em diferentes vertentes: documentações necessárias para se tornar um MEI, orientações sobre acesso a microcréditos (CredPovo), assessoria jurídica em questões trabalhistas e informações sobre a abertura de pequenas empresas. Tudo isso sem burocracia.

"A procura tem sido fantástica. E vamos intensificar a visita à comunidade, em escolas, igrejas, associações de moradores e nas empresas da região", informa a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Alzira Leite. Afora o Santos Dumont, os serviços oferecidos pelo Cate atingem outros bairros da Zona Norte de Aracaju, como o Bugio, Lamarão, Porto D'Anta e Soledade.

Quem se interessar por cursos com temática empreendedora também encontra no Cate o acolhimento necessário. Já foram quatro até o momento, sendo que nesta segunda-feira, 15, chega ao fim o curso "Aprender a Empreender", uma parceria entre a Fundat e o Banco do Nordeste. Palestras, oficinas e workshops ainda integram a rotina do Cate, seja como parte do seu cronograma de atividades ou como espaço disponível às empresas parcerias da Fundat.