Portal Literário encerra o ciclo com o tema O Natal em Prosa e Verso

Cultura
16/12/2014 14h40

O Portal Literário, projeto realizado pela Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), abordou em sua ultima edição de 2014 o tema "O Natal em Prosa e Verso". Nesta terça-feira, 16, o projeto saiu das dependências da Biblioteca, para ser realizado no Centro Cultural de Aracaju, ampliando seu público habitual.

 "Hoje é um dia especial. Estamos encerrando a programação anual do Portal Literário com sucesso. A sensação é bacana por finalizar este ciclo e ver quanto este projeto cresceu e trouxe interessados em debater sobre literatura. No tema da 6ª edição abordamos o simbolismo, com textos promovem a reflexão do que é o Natal, da origem, do nascimento e sua importância para a nossa história", diz a coordenadora Maruze Reis.

Segundo a diretora da Biblioteca, Maria de Fátima Goes, o objetivo do encontro é trazer para os leitores uma versão reflexiva sobre este símbolo cristão. "A lente dos escritores desconstrói o senso comum e abre perspectivas de aprofundamento sobre o sentido essencial dessa celebração", explica.

Para a psicopedagoga, Tânia Góis Barros, o Portal é uma forma de debater e manter viva a cultura literária. "Nestes encontros a gente tem a oportunidade de discutir sobre obras literárias com temas diversos. Hoje, vamos falar sobre o ciclo natalino pela visão dos poetas que nos fazem refletir como sobre esta comemoração humaniza a sociedade. Aqui, aprendemos e ensinamos através da arte e propagamos conhecimento", comenta. 

Na ocasião, foram lidos textos dos escritores Clarice Lispector, Jane Ribeiro, Hunald Alencar, Maria Lucia Dal Farra, Paulo Henriques Britto, Vinicius de Moraes. O Portal acontece uma vez por mês, com coordenação de Maruze Reis, promovendo rodas de leitura que buscam gerar debates e conhecimento às pessoas que participam.

"Essa roda de leitura mostra a importância do contato com as obras de escritores sergipanos e de outras localidades. Eu como bibliotecária tenho orgulho de ter participado de seis edições, pois esse contato instiga a gente a querer ler e aprender mais, além de levar esse conhecimento a outras pessoas", ressalta a funcionária da Biblioteca Clodomir Silva, Luciane Vitoriano.

Ainda de acordo com a coordenadora Muruze Reis, a última edição do Portal Literário faz parte das comemorações do ciclo da natividade. "O nosso encontro na Biblioteca Mário Cabral, do Centro Cultural de Aracaju, que será palco do projeto ‘Natal no Centro', traz um resgate histórico e cultural. Além disso, é uma oportunidade de estarmos em um local diferente para falar sobre a literatura, já que o Portal é um espaço de interação e socialização", finaliza.