Campeã mundial, Duda Lisboa encerra 2014 como grande aposta do vôlei

Juventude e Esporte
18/12/2014 17h30

Esse não foi um ano sossegado para Duda Lisboa. A esportista do Aracaju Bolsa Atleta, programa desenvolvido pela Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp), fez história no vôlei de praia mundo afora ao conquistar medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China, o Bi-Campeonato Mundial Sub 19, em Portugal, ouro no Sulamericano, no Equador, e vencer os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Aos 16 anos, a menina que deu seus primeiros saques aos cinco anos, tem ido cada vez mais longe. De destaque local a vitórias ao redor do globo, Duda encerra o ano se consagrando de vez como um dos grandes talentos do vôlei no país. Uma prova disto foi o reconhecimento da Confederação Brasileira de Vôlei que concedeu a atleta o Prêmio Brasil Olímpico.

 "Esse ano foi espetacular fiquei com a sensação de dever cumprido. Meus olhos brilharam, dei meu melhor, tudo no passo a passo, com calma, num trabalho forte. Fiquei muito feliz por todas as conquistas", confidenciou a jogadora ao visitar a Sejesp e ser recepcionada pelo gestor do órgão, Carlo Eloy.

E entre tantos desafios vividos, um em especial lhe marcou com emoção. "A experiência nos Jogos Olímpicos da Juventude foi única. Cheguei onde todo atleta sonha em chegar, ganhei ouro representando meu país. A pressão foi grande, vários sentimentos o tempo todo, mas conseguimos conquistar esse título", fala. E as dificuldades? "A maior sempre é ficar longe de casa, sinto muita saudade. Mas dá tudo certo no fim", relata a atleta.

Duda, que participa do Aracaju Bolsa Atleta há três anos, também destaca a influência do programa no seu desenvolvimento. "O Bolsa Atleta ajuda qualquer esportista a dar o seu melhor, colaborando com alimentação e passagens. Isso é um incentivo muito grande para continuar crescendo sempre no esporte", analisa. A esportista ainda revela onde quer chegar. "Quando eu chegar nas Olimpíadas adultas eu vou estar feliz. Esse ano foi  maravilhoso, mas passou e eu tenho muito ainda a conquistar", afirma.