Homenagens irão marcar os 15 anos da luta contra Aids em Aracaju

Saúde
19/12/2014 14h40

Aids continua sendo um dos problemas de saúde pública mais desafiadores para o SUS. Para celebrar os 15 anos de Programa Municipal de DST/ Aids e Hepatites Virais, a Saúde de Aracaju vai promover um dia de homenagens e de memória a fatos importantes na luta contra a doença no município. O evento acontecerá nesta segunda-feira, dia 22, às 16h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.  Na ocasião, também serão homenageados pessoas e instituições que contribuem significativamente para o enfrentamento da Aids levando informações sobre prevenção.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/ Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira, reforça que também será um momento de mostrar todo o trabalho e as estratégias adotadas em Aracaju para prevenção, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento.

"O Programa busca a melhoria dos indicadores de HIV/ Aids, demonstrando que é possível minimizar, individual e coletivamente, os efeitos da doença. Atuamos tanto em reduzir a incidência da infecção pelo HIV/ Aids e outras DST como na conscientização e integração social das pessoas vivendo com a doença", explica Débora Oliveira.

Aracaju sedia 1/3 da população do Estado de Sergipe e 49,72% das notificações dos casos Aids. No período de 1987 a 2014 foram notificados um total de 1520 casos de Aids no município.

De janeiro a novembro, foram desenvolvidas diversas ações do Programa de DST/Aids que realizou mais de 6 mil testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. Os técnicos realizaram oficinas de Arte e Terapia com as cidadãs soropositivas e oficina sobre hepatites com os profissionais de salão de beleza e tatuagens.

Uma novidade é que o programa também adquiriu um veículo para realizar testes rápidos, o "Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante". O veículo permitiu oferecer diversos testes rápidos, sendo 2.014 testes de sífilis, 1.832 de hepatites e 2.162 testes de HIV.