Usuários do CREAS Viver Legal celebram Natal

Assistência Social e Cidadania
19/12/2014 14h18

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Viver Legal, localizado no bairro Ponto Novo, realizou festa de confraternização com usuários do serviço e a equipe da unidade na tarde da última quinta, 18. Com a participação do grupo de contadores de história ProsArte, o evento teve como intuito o fortalecimento de vínculos entre as famílias.

A coordenadora em exercício, Márcia Valéria Lima, revela que a festa foi produzida e decorada pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativas. "Há duas semanas os educadores vêm sem empenhando para fazer toda a decoração junto com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Além do apoio da Prefeitura, também recebemos doações para dar brindes às famílias", afirma. 

Serviços

A partir do reordenamento, os CREAS - que compõem a rede de Proteção Social Especial da Semfas - passaram a atender todos os tipos de violação em cada território. Em Aracaju, o serviço é desenvolvido nos CREAS São João de Deus, Viver Legal e Maria Pureza. "A tipificação que orienta os nossos serviços enquanto política de assistência traz que os CREAS atendam todos os tipos de violação em seus territórios, como trabalho infantil, abuso sexual, violência contra a mulher e violência contra o idoso. Antes, Aracaju trabalhava com CREAS temáticos. Cada um atendia a um público especifico", destacou a gerente de média complexidade, Emily Regina, esclarecendo que geralmente os usuários chegam aos CREAS por demanda espontânea ou são encaminhados pela rede (Saúde, CRAS ou sistema de garantias, como Ministério Público, Juizados e Conselhos Tutelares).